terça-feira, outubro 27, 2009

POR QUE NÃO EXISTE SAÍDA DE EMERGÊNCIA EM CASAS NOTURNAS?

Diversão também deve ser com Segurança. Não é que se vê aqui em Salvador nas Boites e Music Bar que ficam lotados de jovens principalmente nos finais de semana ou em dias específicos no meio da semana. Por que a SUCOM que deveria estar atenta a isso libera os "Habite-se" sem exigir o mínimo contido no Decreto 5876/80? Por que as Casas não cumprem o mínimo recomendado pela NBR 9077 - Saída de Emergência em Edifícios(e contemple Edificações em geral)? Por que não se tem Portas alternativas à principal,sinalização fotoluminescente com Rotas de Fuga? Por que os extintores de incêndio não ficam destacados e sinalizados? Cadê o CREA? Cadê o nosso Corpo de Bombeiros?
Com Segurança não se brinca e facilitamos todos os dias na iminência de uma tragédia multivítimas pisoteadas,queimadas,intoxicadas,esmagadas ou mesmo,mortas.
Durante uma pesquisa sobre o tema encontrei essa pérola:
Abram e vejam do que se trata. Parece piada de mal gosto face a inexistência desse item na nossa realidade.
Não sou hipócrita para dizer que não saio. Sim,eu saio com amigos,sozinho,familiares,vejo extintores de incendio embaixo da mesa e sem placa na parede. Vejo sprinklers (quando existem) esmagados por divisórias,vejo sinalização,quando existem,em cores erradas,enfim o abuso da sorte. Mas confesso que fico tenso,receoso mas procuro fazer a minha parte alertando,denunciando,conversando,inclusive em Shoppings e Condominios quando vejo algo errado. Não consigo ficar omisso...
O ambiente mais escuro,regado a luz intermitente e som que ultrapassa de longe os 100 dB cria um estado hipnótico no indivíduo que somado ao efeito etílico(acredito que mais de 90% não consomem apenas água,suco ou refrigerante nesses ambientes) complica ainda mais na hora de usar os reflexos em caso de um princípio de incêndio e/ou pânico por motivos diversos.
Faz-se necessário uma revisão dos conceitos e posturas dos donos de bares e e restaurantes que prezam pelo bem estar do cliente,do consumidor que quer voltar após sua satisfação. Não precisamos de mais tragédias como a ocorrida em Belo Horizonte anos atrás em que muitos jovens morreram pisoteados,intoxicados porque as saídas estavam fechadas e não havia um extintor de incêndio no local(e o proprietário era um advogado,imaginem...).
Vamos aprender a ser prevencionistas de uma vez por todas. O investimento é em média 5 vezes menos o valor que seria gasto com uma tragédia em danos humanos e materiais,isso numa matemática grosseira.Pode ser muito pior...
Ainda dá tempo...
Não queremos ver notícias como esta:
Incêndio em casa noturna causa a morte de mais de 60 pessoas na Tailândia

A festa de reveillon foi marcada por mais uma tragédia em casa noturna. Um incêndio atingiu rapidamente a boate Santika na cidade de Bangcoc. A região onde está localizada a discoteca é cercada de clube norturnos e locais de entretenimento. Quando o incêndio começou, por volta de meia-noite (horário local), os clientes foram tomados pelo pânico e tentaram fugir pela única porta do estabelecimento. Ainda no interior da discoteca, 53 pessoas morreram por queimaduras e asfixia, pois a porta era pequena e não comportava a fuga dos mais de 1000 pessoas que se divertiam na boate.

De acordo com a polícia da Tailândia, a maioria dos corpos foi encontrada no andar térreo, onde fica o palco. Muitos morreram asfixiados ou pisoteados. Com o fogo, o teto desabou sobre as pessoas que estavam no segundo andar do edifício e tentavam escapar pelas janelas.Segundo o major da polícia Chokchai Deeprasertwit, as equipes de resgate recolheram 53 corpos no local. As outras pessoas morreram nos hospitais da capital.Os bombeiros ainda não informaram se a boate tinha sistema automático de combate ao incêndio e por que não havia saídas de emergência.
Esse é mais um mais um exemplo da importância das saídas de emergência com barras antipânico e sinalização adequada para a proteção da vida.

Veja o vídeo sobre a tragédia:
BOATE CROMANON - BUENOS AIRES - 194 JOVENS MORTOS


O Incêndio da Boate Cromañon foi uma tragédia que abalou a Argentina em Dezembro de 2004. 194 mortos e mais de 600 feridos. Uma boate com capacidade para 1200 pessoas recebia até 5000 e não possui estrutura para saídas de emergências. As portas de SAIDA DE EMERGÊNCIA estavam mal sinalizadas e chaveadas com cadeados. O Prefeito da Província de Buenos Aires foi retirado do cargo pela população e os chefes de fiscalização foram processados juntamente com os donos da boate por um crime que fiou na história daquele País. A partir dessa tragédia as políticas de controle de incêndio foram severamente cobradas e fiscalizadas pelos governos e pelo corpo de Bombeiros. Uma responsabilidade de toda a sociedade que mudou a vida de 194 famílias!!

2 comentários:

Anônimo disse...

É o corpo de bombeiros que fiscaliza esse procedimento, se a casa tá sem com certeza nao tem alvará do corpo de bombeiro.
Referente a bares tem alguns que nao precisam de saida de emergencia, mas as casas noturnas tem, se nao tem estão inrregular.

Manoel Trajano - www.twitter.com/manoeltrajano disse...

Anônimo,

Obrigado pela visita e comentário.Depende da cidade em questão e da legislação vigente municipal,estadual ou até mesmo federal.No caso de Salvador,o Corpo de Bombeiros expede o Laudo mas quem libera a casa é a SUCOM que dá o "HABITE-SE". O ideal é quando as duas instituiçoes estao alinhadas e atuam conjuntamente.Bares estao enquadrados em "Casas Noturnas".Sds,Trajano