quinta-feira, outubro 22, 2009

DEFESA CIVIL DE SALVADOR (CODESAL)


Por Manoel Trajano
Meu segundo emprego foi na Defesa Civil de Salvador onde passei momentos grandes de aprendizado,desafio,superação e solidariedade entre colegas em prol da comunidade carente de nossa cidade. Cheguei lá em 1999 com mais dois colegas no intuito de somar esforços a uma realidade que eu desconhecia completamente e que infelizmente hoje não mudou muito o quadro,pois os administradores públicos não investem como deveriam em prevenção e alegam que faltam recursos dos governos federal e estadual,alem dos funcionarios públicos municipais que ganham muito mal e são cobrados muitas vezes mais do que nas empresas privadas.


O ambiente é uma escola que lhe torna mais humano,faz você enxergas nos quadros miseráveis que encontra uma lição de vida e solidariedade para com o próximo diante das mazelas sociais traduzidas em desabamentos de imóveis,deslizamentos de terra,alagamentos,incêndios,queda de árvores e todo tipo de sinistro que você pode ou não imaginar.


Trata-se de um corpo técnico de Engenheiros,Assistentes Sociais,Coordenadores,Motoristas,Operadores de Rádio e Telefonia,Apoio Logístico nas Lonas Plásticas e Administradores que eu tenho uma profunda admiração e respeito e são hoje parceiros que me coloco a disposição de auxiliar se precisarem,inclusive na ajuda da captação de Voluntários,como esse ano o Prefeito solicitou. Tudo em prol da Vida.


Vejam esses índices e tenham uma noção do problemas que esses bravos enfrentam anualmente:




Curiosamente o ano 1999 foi o ano mais problemático,tirando 2009 em termo de solicitações(os pedidos de socorro da população) através do telefone 199 ou pessoalmente,na Av.Mario Leal Ferreira(Bonocô) no seu início depois do Bompreço. Em termo de Vistorias realizadas e eu estava no meio,foi o maior de todos,ou seja trabalho sábado,domingo e feriado,tendo a Operação Chuva como período crítico na pluviometria. Como dizia minha ex-namorada,uma cidade Sonrisal.


A população tem que entender que por trás disso tudo existe uma ciência chamada Mecânica dos Solos e uma Engenharia Civil que explica bem isso,que o diga meu ex-professor Luisão da UFBA,o cara é fera.


É uma área interessante e que alerta os perigos a que a comunidade mais pobre está exposta principalmente em áreas de encostas como o entorno da Avenida Suburbana, Estrada Velha do Aeroporto, Cajazeiras,Pau da Lima,São Marcos,Sete de Abril,Fazenda Grande do Retiro,São Caetano,Cabula,Narandiba,Boca da Mata,Marechal Rondon e outros tantos.


Além disso tem os casarões com riscos iminentes de desabamento(hoje supõe-se ser mais de 400) inclusive em via pública e aí entra a burocracia. Orgãos como IPAC e ISPHAN que deveriam ajudar a proteger a população junto com a Defesa Civil e a SUCOM só se preocupam em garantir a preservação do Tombamento do Patrimônio Histórico e Cultural.Só que como sempre digo onde vou,quando eles Tombam,o imóvel Tomba,no chão,porque aqui no Brasil diferentemente da Europa não se tem uma legislação que obrigue o proprietário a recuperar a área afetada que cause risco a população e o Estado ou o Municipio não recuperam,mesmo que fosse cobrar retroativo depois. Resultado,o risco fica lá a Deus dará. Defesa Civil orienta e notifica,aciona SUCOM para demolir parcialmente,mas os burocratas acima IMPEDEM.


A população precisa conhecer essa realidade que a mídia não mostra. Entra Prefeito e sai Prefeito e o caso não muda.


Quando vai embora a chuva,vem o ressecamento das madeiras dos casarões e a fiação desencapada começa a fechar curto-circuito. Resultado risco de desabamento e/ou incêndio. Os escoramentos que você pode ver pela cidade geralmente são patrocinados por empresas que tem algum interesse no imóvel e ja o compraram,ou entidade como a Santa Casa de Misericórdia que detém maior parte do Tombamento,inclusive no Largo Dois de Julho e está alinhada com IPAC e ISPHAN.


Vivemos nuna cidade como sempre digo de Armadilhas Urbanas e essas vem do alto na maioria das vezes. Risco de queda de objetos,instalações ou quando não terra....


Serviços


· Identificação de situações e áreas que envolvem riscos à população;
· Monitoramento de locais que possuem risco potencial ou reincidente, acionando os órgãos competentes para atuarem coercivamente;
· Realização de vistorias técnicas em imóveis e em áreas de risco;
· Avaliação de cenários e monitoramento de eventos públicos com grande concentração de pessoas; · Emissão de certidão de vistorias técnicas;
· Avaliação e coordenação de acidentes;
· Cadastramento de famílias desabrigadas;
· Orientação técnica à população através da ouvidoria;
· Sensibilização e mobilização da população para ações de prevenção;
· Monitoramento do tempo para emissão de boletins de alerta e alarme aos órgãos do SMDC e população;
· Capacitação de lideranças comunitárias para ações em defesa civil;
· Remoção de moradores de áreas ou imóveis com risco iminente;
· Interdição ou demolição de edificações com risco iminente de desabamento;
· Recobrimento com lona plástica de encostas com risco de deslizamento de terra;
· Mobilização dos órgãos do Sistema Municipal de Defesa Civil - SMDC, quando necessário.



Veja mais em http://www.defesacivil.salvador.ba.gov.br/ e clic em Galeria de Fotos,a cidade que a mídia não mostra a você.



Um comentário:

viviã disse...

moro no bairro:escada, rua: direta da terezinha pesso carecidamento para os responsável ajudar-mos antes de ter um acidente grave atigindo varios moradores.. vcs estiveram e vão está,até sábado dia 17/04 na igreja catolica da terezinha.os moradores desse bairro estiveram com alguns de vcs emplorando ajuda e precisando de solução sobre o barranco q é existente neste local mas só cortaram os matos pois disse q ñ precisava de mais nada e hoje com a chuva caiu mais pedaços de terra. os moradores ñ conseguem durmir a noite ñ podem nem colocar proteção plastica lhe pergunto por favor hém vai esperar cair já q ñ querem fazer a encosta coloca a lona temos direito agradeço diante mãos meu nome é viviã bispo moro a 27 anos aqui e meus pais desde quando nasceram nos protejam por favor!!! pelo amor de deus nos ajude ou venham ver novamente nossa situação antes q desabeeeeeeeeeeee bjs e todos fik com deus e agora vou tentar dormir um pouco.

estamos esperando por voçês...