segunda-feira, outubro 05, 2009

ANTES TARDE DO QUE NUNCA


Por Manoel Trajano
Ou eu deveria dizer "depois que o ladrão entra que fechamos a janela?". Como vivemos num país nada prevencionista,em que se espera demais até que cheguem feridos quando não,mortes,é que adotamos as providências para se evitar repetições. Mais uma das Armadilhas Urbanas da cidade de Salvador o Rio Lucaia que corta a Rua com mesmo nome cuja efluência compõe a Bacia do Camurujipe e cuja rede de esgotos clandestinos culmina com seu apelido "Rio das Tripas",após 4 veículos caírem em um mês e o que não é novidade,pois sempre se teve esse tipo de acidente ali naquelas imediações, a Prefeitura começou a colocar as Defensas em aço para evitar que se caiam novos carros. É importantíssimo a salvaguarda que diminui o risco,mas o perigo sempre vai estar ali.
Para quem não sabe,risco é a razão entre perigo(fonte) e salvaguarda(proteção). Se não pudermos alterar a fonte que inclui o fator humano de excesso de velocidade(ali é 70 km/h),pista molhada(muito raro como causadora) e óleo na pista na via exclusiva dos ônibus, faz-se necessário um trabalho de conscientizaçâo para que os condutores fiquem mais atentos e se qualifiquem mais no quesito direção. Além do excesso de veículos atualmente na cidade(400.000)para o tamanho de Salvador,as condições existentes de vias,automóveis e principalmente condutores são péssimas. Eu ja passei por um incidente em que vindo ali pela pista do meio(de três) vi antecipadamente uma roda de caminhão ou ônibus e consegui desviar. Graças a Deus.
A Prefeitura tem a SUMAC e a TRANSALVADOR para atuar preventivamente em vários pontos da cidade mas é sempre aquela história,ou falta verba ou falta vontade política.E o povo continua pagando suas multas absurdas que deveriam estar sendo revertidas em prevençao,mas a cidade continua cheia de perigos,de armadilhas urbanas esperando a próxima vítima...
Estas fotos foram tiradas a noite em qualidade limitada enquanto eu esperava o semáforo abrir.Do outro lado é também a Rua Lucaia,so que sentido Ondina-Pituba e nota-se que ainda não se tem defensas,ou guard-raylle como chamam os estrangeiristas.A parte escura abaixo dos carros é o muro em pedra armada que compõe as paredes do canal(rio com margens modificadas pelas técnicas de Engenharia Civil).Será que vão colocar do outro lado também? Espero que sim.


Nenhum comentário: