quarta-feira, outubro 14, 2009

AVES QUE NÃO VOAM

Por Manoel Trajano
Há muitas aves que não voam como a galinha, a ema, o pato, o avestruz,entre outros mas de todos os mais famoso é o pavão, cuja existência foi inspiração da música "Pavão Misterioso" *da novela Saramandaia,quando eu era uma criancinha.
Mas por que estaria eu falando de aves num site de Segurança Prevencionista que visa envolver o cidadão neste contexto,indo alem dos Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho,essas profissões dignas e tão importantes em nossa sociedade?
Me proponho a comentar um pouco sobre autonomia,autosuficiencia,independência,compostura,postura,enfim de pessoas bem resolvidas e com autoridade para fazer o que se propõe e não aquelas que pensam que sabem e não tem a humildade de reconhecer que não podem,não sabem e perdem uma oportunidade única do silêncio que é uma prece e aceitação de suas limitações.
Ha pessoas que precisam ser lideradas,chefiadas,supervisionadas,coordenadas porque não sabem o que fazer quando soltas. Se perdem no meio do caminho tal qual a diferença entre um galinheiro e a liberdade de um campo.Correm o risco de serem atropeladas ou pior,atropelarem e fazerem uma grande besteira. A grande inimiga da prevenção dessa destruição é a vaidade,o orgulho a ausência do "semancol". Como bem escrito "O Monge e o executivo" no livro de James Hunter a liderança é uma arte e é bem diferente de poder. Tem muita gente que não sabe o que fazer com esse último e se destrói,se aniquila e ainda prejudica inocentes. Ter autoridade moral e técnica e quando acompanhada de simplicidade e humildade cativa a todos ao redor,menos os despeitados,os invejosos,os pequenos espiritualmente.
Aprendi que quando muito se grita ou se quer aparecer é significado de um grito de socorro.São pessoas carentes de serem ouvidas e reconhecidas e muitas vezes querem aparecer mais do que podem. Se incomodam com o gabarito do colega,da sua história, da bagagem vivenciada e da imposição natural de idéias que passa a ser admirada por todos.
A falsa humildade é outra praga. É aquele tirado a coitadinho que diz que tem um carrinho,uma casinha,se diz ignorante o tempo todo(embora fale errado o tempo todo e isso confirma sua tese) e as vezes mal sabe escrever. São pessoas que,a despeito da idade avançada muitas vezes,se tornam dignas de compaixão porque não vislumbram mais nada em suas vidas,acham que não podem mais nada.
Conheço muitas aves em forma de pessoas que são águias,falcões,gaviões que mesmo com escolaridade limitada ou no máximo nível técnico dão banho de verdadeira modéstia,coração enorme,simplicidade e capacidade de luta e conquistam seu espaço,com meu colega Patrimonial Gonzaga que sempre me refiro aqui. Particularmente sempre procurei atuar com discrição,sem querer aparecer e graças a Deus sempre tive reconhecimento e convocações para novos desafios e não à toa meu apelido em família é Águia. Por que será? Sincronicidade?Sintonia?Acaso?Coincidência? Não. Como toda a Águia vivo me refazendo,me renovando,me reciclando e sendo reconhecido(mesmo que o dinheiro não melhore muito,mas não foco nisso pois é consequência e entrego a Deus se for do meu merecimento). Tenho amigos com a mesma índole e voamos em bando mas há aqueles que só fazem pular,cacarejam,piam,fazem ruídos estrondosos mas não voam porque parecem estar fadados a se alimentar do que está a seu alcance,na terra.
A visão de quem voa é maior,precisa ter leveza para subir e para isso é preciso modéstia,oportunidade,simplicidade e que me desculpem os invejosos mas voar é fundamental para ajudar outros que estão ilhados e querem também voar.
E para você fica a reflexão de que ave quer ser.

Nenhum comentário: