quarta-feira, outubro 28, 2009

EU,CHICO E OS ESTAGIÁRIOS

Por Manoel Trajano

Como diz bem uma campanha publicitária,tem coisas (e são muitas) que o dinheiro não compra e uma delas se chama reconhecimento,principalmente por alguém em fase de aprendizado,estagiando,descobrindo as nuances e os desafios do que vem pela frente. Pena que muitos transformem isso em mão-de-obra barata e prejudicam o desenvolvimento psicológico e emocional do futuro profissional,promissor a ser lapidado com as ferramentas do dicernimento,do respeito e do estímulo.
Um dos maiores presentes que já recebi na vida foi essa arte de Chico Pinto Jr.,estagiário da Área de Comunicação da empresa em que eu trabalhava e que sempre amei,mas por desandanças e incompetências administrativas tive que me desligar e estou em busca dos meus direitos.Mas isso ão vem ao caso.Quero falar de alegria,coisas boas. Cheguei a chorar quando vi num jornalzinho corporativo a historinha em que eu estava inserido com camisa da CIPA(eu sendo SESMT e ele de outra área) sobre Investigação de Acidentes e Incidentes.
Foi uma surpresa boa ver e me emocionou muito. Sempre encarei o Estágio como eu passei na dureza que sofri em campo,aprendendo e valorizando e que o maior valor ali não é a bolsa ao final do mês e sim experiência de cada dia.
Confesso a vocês que sou contra essa Lei que prevê tantos direitos,inclusive férias. Estágio ao meu ver sempre será estudo,prática,apoio claro aos profissionais mas acho que transformar em equivalência trabalhista,corrompe e distorce o seu propósito.O governo deveria rever é como as empresas tem tratado(e mal)os estagiários. Uma vez perguntei a uma estagiária da minha área(Técnica de Segurança do Trabalho) como ela estava ao que respondeu"to craque em xerox e impressão..."). Ela não estava sob minha supervisão,achei triste e lamentei.Conversei com os Tecnicos que a acompanhavam e ela evoluiu,diferenciou e se permitiu participar de análise críticas,auditoria,treinamentos,reuniões.
Sempre valorizei o estágio.Pego no pé sim,mas todos que passam comigo,são gratos e não faço esperando retorno. Quero ver lá na frente ele encaminhado,dando duro e show.Não falo isso por causa de Chico que era um rapaz calado,tímido e tambem tirava fotos nos eventos. Falo porque era solícito e doava o que ele recebia,porque sempre nos tratamos bem,sem diferença de funções na empresa.
Obrigado amigo por este presente!


Um comentário:

Anônimo disse...

Legal!!! Você é muito criativo. Rsrsrsrs


Glória