terça-feira, outubro 27, 2009

ARMADILHAS URBANAS: BURACOS EM SALVADOR

Por Manoel Trajano

Fonte de riqueza das Borracharias,sustentada pela incompetência administrativa pública,os buracos tem como aliado a demagogia política que coloca óleo queimado para dizer que é CAP- Cimento Asfáltico de Petróleo,que inclui a borra ou asfalto propriamente dito.


Uma das maiores ofensas a boa prática da Engenharia Civi e mais precisamente da Ciência dos Materiais virou Operação chamada "Tapa Buraco" que conforme um ex-professor meu dizia"dá arrepios". Para se "recapear" um pavimento faz-se necessário trabalhar a base e a sub-base,retirando o material saturado de água e assim evita-se o que se vê no artigo do blog amigo:


"Um buraco que só faz aumentar bem no meio da Ladeira da Almirante Barroso tem se transformado em séria ameaça para os motoristas. A rua, com a construção de novos predios e liberação de empreendimentos comercias, registra um volume muito grande de carros e a manutenção da área deixa muito a desejar. João Buracão está precisando dar uma passadinha pelo local. " (Veja mais em http://blogdoriovermelho.blogspot.com/2009/10/olha-o-buraco-ai-gente.html fonte da foto acima)


Buracos são causas de muitos acidentes,inclusive com vítimas fatais. Vai muito além de despesas com suspensão,alinhamento,balanceamento,vulcanização. Nosso IPTU é pago para esses incompetentes da administração pública reverterem em melhorias,principalmente nas chuvas. Em New York,se você tropeçar e cair num buraco,processa a Prefeitura e ganha. Aqui temos que fazer o mesmo! Faça o serviço,pegue a Nota Fiscal e meta o pau na Prefeitura porque so assim vão lhe respeitar,porque eles acreditam na impunidade e na morosidade que lhe desanima.


Existem técnicas apropriadas para se recuperar uma pista,não o que muitas vezes vemos como eu ja vi a SUMAC(atual SUOP) colocando entulho numa cratera na Rua Lemos de Brito na Barra.O que voce acha que aconteceu? O buraco voltou com o dobro do tamanho anterior porque a água erodiu tudo pela inflitração e retenção na base.


Buracos podem provocar lesões sérias para o pedestre,isso quando ele não cai e é atropelado.O orçamento municipal pífio não contempla esse seu direito inalienável de ter uma pavimentação,inclusive nos passeios digna e segura.


E depois não querem que chame a cidade de Sonrisal...

Nenhum comentário: