Engenharia de Segurança

Por Manoel Trajano
A Engenharia de Segurança do Trabalho ou simplesmente Engenharia de Segurança é uma área da Engenharia que visa prevenir acidentes com o trabalhador ou do ambiente de trabalho em que são executadas atividades sejam elas em areas urbanas, rurais ou em alto mar. Esta área é formada por Engenheiros de qualquer formação ou Arquitetos, sendo um curso latu sensu do tipo Especialização, ou seja, o profissional que cursa saí um especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Esta área está inserida numa área maior chamada Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho(SST) e é norteada pela Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego que regulamenta a Lei 6514/77 e possui hoje as chamadas Normas Regulamentadoras - NR e totalizam 34, sendo que anualmente podem surgir novas bem como revisões das já existentes. Da enorme área que contempla a Gestão de SST, há especializações mais profundas a nivel de lato sensu como Ergonomia, Engenharia de Incêndios, Higiene Ocupacional, Gestão Ambiental, entre outros.Cursos este não dependentes da formação em Engenharia de Segurança. Há cursos de strictu senso que podem ainda proporcionar uma maior profundidade na área de Gestão de SST.

As várias atividades em que atua a Engenharia de Segurança do Trabalho, norteadas pelo Cadastro Nacional de Atividades Econômicas - CNAE - como Construção Civil, Comércio Varejista, Mineração, entre muitas outras. A equipe de trabalho a ser dimensionada é configurada com base na NR 4- Serviços de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT que pode variar desde um tecnico de sgurança do trabalho apenas até uma equipe com vários médicos do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho, enfermeiros do trabalho, tecnicos de enfermagem do trabalho e tecnicos de segurança do trabalho. Tudo isso dependendo do Grau de Risco e do numero de trabalhadores no estabelecimento.

Mais do que muitos documentos necessários como PPRA, LTCAT, PPP, PCMSO, PCA o mundo de "sopa de letrinhas" com tantas siglas que tem que ser cumpridos face a legislação vigente que impõe responsabilidade civil e até criminal poque não desvincula de outras leis sob a tutela da Carta Magna nossa Constituição Federal e da Consolidação das LeIs do Trabalho-CLT que por sua vez se baseia na Organização Internacional do Trabalho-OIT e suas convenções mundiais, o objetivo maior é dar ao trabalhador uma condição de trabalho segura para sua integridade física e psicológica evitando acidentes e doenças do trabalho, sejam evitando sequelas ou mesmo a morte.

Nenhum comentário: