terça-feira, outubro 13, 2009

A BUROCRACIA QUE EMPERRA A SEGURANÇA

Por Manoel Trajano
Comumente chamada de Burrocracia, centralizadora,travadora e letárgica que tem a coninvência de profissionais que trazem consigo vícios do seu passado laboral e que não conseguem se desamarrar das entranhas da falta de visão prevencionista,que urge rapidez,confiabilidade,dinâmica. Em todas as áreas da vida ela existe,principalmente nos mais velhos que caminham para a aposentadoria cuja mente que deveria ser um paraquedas para se abrir a novas idéias,renovando-se,pelo seu estado desgastado e sem elasticidade se fecha em queda livre para o abismo do retrocesso.
Há ainda que se dizer dos profissionais que não se confiam mutuamente,a despeito de idade e função na Companhia. Confunde-se ainda poder com autoridade em pleno século XXI e tudo faz direcionar para uma pessoa nominalmente designada Gerente,Chefe,Diretor,Presidente uma demanda que poderia ser muito bem resolvida no respeito ao conhecimento e na confiança.
Infelizmente essa realidade massacra a prática das empresas,as ações sustentadas na vaidade e no orgulho,motivadas por birras pessoais que,em se tratando de prevenção de acidentes,é um desastre total. A questão emocional é abalada,prejudicada.A motivação atingida e consequentemente a produtividade.
No mercado hoje há um certo incômodo pela formação superior de alguns profissionais em detrimento da chamada vivência que não deixa de ser importante. Profissionais estão lecionando passando essas birras infantis adiante e não permitindo a quebra de paradigmas da nova geração ávida por crescimento e democratização do conhecimento,seja ela de nível primário ou médio. Daí que me recordo do texto "Os Burros Motivados"* que melhor explica esse quadro.
* Veja o texto em http://ceianet.blogspot.com

Nenhum comentário: