quinta-feira, agosto 27, 2009

SEGURANÇA EM ELEVADORES COM CRIANÇAS

CEIA JOVEM

Elevador não é bicho-papão!
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
domingo, 2 de agosto de 2009, 14:00

A gente pode ter medo de várias coisas: de escuro, bichos e até monstros. Entretanto, há um tipo que parece estranho para quem não o teme, mas apavora quem o sente; é o medo de elevador.

O temor de Enzo Castragnano Villas Boas, 9 anos, surgiu em consequência de uma atitude errada que ele tomou. Como pulava muito dentro do elevador, sua tia lhe disse que se continuasse a brincar daquela forma, o equipamento pararia e todos ficariam presos. Isso foi o suficiente para que, a partir daí, o garoto passasse a usar a escada, não importando para qual andar tenha de ir. "Ao chegar perto, sinto vontade de chorar e meu coração bate forte. Tenho medo de ficar preso."

A amiga Catarina Borsari Conte, 10, já ficou presa no elevador do prédio em que mora. "Estava sozinha; quando chegou no meu andar, a porta não abriu. Depois, desceu e consegui sair. Tremia muito", conta.

Agora, ela usa a escada para se locomover e só entra no equipamento quando é imprescindível e na companhia de um dos pais. "Minha mão fica molhada. Sempre sou a primeira a sair."

SÓ TER CUIDADO - Esse meio de transporte é muito seguro. Mas lembre-se que não é brinquedo e, de fato, pode ocorrer acidentes até fatais devido ao mau uso, como queda no poço do elevador. Isso acontece porque a cabina não está no andar ao abrir a porta.

Por pior que seja a sensação de ficar preso, é muito mais seguro permanecer dentro dele do que tentar sair sozinho ou com ajuda de quem não conhece o sistema. Só o bombeiro ou o técnico do fabricante pode fazer isso. Neste ano, os bombeiros do Grande ABC atenderam 57 ocorrências deste tipo.

Não pode pular mesmo: se fizer isso, pode parar!

Pular, balançar ou brincar dentro do elevador? Nem pensar! De fato, o equipamento não cai por causa disso, mas essas atitudes inadequadas podem provocar panes, parando de funcionar e mantendo você preso.

Não pode segurar a porta com um objeto e apertar vários botões sem necessidade. Danifica o elevador e prejudica quem precisa usá-lo.

Nunca sente-se nos degraus da escada rolante, porque um pedaço da roupa ou até os dedos podem ficar presos entre eles, provocando ferimentos sérios.

A escada rolante não é local de brincadeira, por isso, não ande no sentido contrário em que ela segue, nem suba ou desça correndo.

O corrimão é para ajudá-lo a manter o equilíbrio. Não coloque os dedos entre sua borracha, porque pode cortá-los.

Não deite no corrimão, você pode perder o equilíbrio e cair.

Não transporte o animal de estimação no degrau da escada rolante. Leve-o no colo, com cuidado para que não caia.

Fobia pode ter várias causas


Os médicos ainda não identificaram ao certo a causa dessa fobia (quando o medo é excessivo, considerado doença), mas acreditam em três motivos.

O primeiro é provocado pelo fato de saber que alguém passou por uma experiência muito ruim e teme-se ocorrer o mesmo. Outro é quando uma pessoa em que confiamos muito nos diz que é perigoso e pode acontecer graves acidentes. Há ainda a possibilidade de se desenvolver o temor porque alguém de quem a gente gosta muito já sente o mesmo. A maioria dos que têm medo não gosta de ficar em local fechado.

Não é legal obrigar o colega a fazer o que não quer. Medo de elevador não é frescura. Nos casos mais graves - quando começa a interferir e causar problemas na vida de quem sente isso - é considerado doença, sendo necessário tratamento.

Sem brincar na escada rolante

É na escada rolante que os cuidados precisam ser redobrados, pois o risco de se machucar é muito maior do que no elevador. Entre os acidentes mais comuns estão cortes, fraturas e até amputações.

Os machucados ocorrem devido ao mau uso do equipamento, quando, por exemplo, se ultrapassam as faixas amarelas - presentes nas laterais -, que funcionam como alerta. Nesse caso, o pé pode ficar preso.

Desatenção ou brincadeiras também podem fazê-lo perder o equilíbrio. A reação imediata é tentar se apoiar, colocando a mão entre os degraus sem querer, podendo prender os dedos.

Laura Firmiano, 5 anos, de Santo André, tinha o costume de sentar nos degraus e sempre levava bronca. Aprendeu a lição quando viu um menino perder a sandália. "Ele poderia ter se machucado", diz a menina, cuja avó chegou a perder o chinelo em uma escada rolante e teve de ir embora descalça.

Dicas para utilizar corretamente esses meios de transporte

NO ELEVADOR

Mantenha a calma se o elevador parar. Aperte o botão de emergência ou acione o interfone e espere pelo bombeiro ou técnico. Nunca tente sair sozinho, principalmente se estiver parado entre os andares. Pode voltar a funcionar e provocar ferimentos fatais. Não saia pelo teto.

Antes de entrar ou sair, espere a porta abrir totalmente e confira se está parado no andar. Com defeito, a porta pode abrir antes de o elevador parar.

Não entre se estiver lotado. Há limite de peso indicado no interior.

Em caso de incêndio, nunca utilize o elevador.

NA ESCADA ROLANTE

Não coloque o pé sobre a faixa amarela. Pode prender o calçado.

Fique no centro do degrau, com os pés apoiados. Não deixe a ponta encostar no degrau de baixo.

Antes de utilizá-la, cheque se o cadarço do tênis não está desamarrado. Cuidado com barra de calça e roupa comprida, que podem ficar presas entre os degraus.

Não espere o último degrau para descer; faça isso um antes. A parte em que os degraus desaparecem é o lugar em que mais se prendem calçados.

NOS DOIS

Quem tem até 10 anos não deve utilizar elevador nem escada rolante sozinho.

Nenhum comentário: