sexta-feira, agosto 14, 2009

15 ANOS DE OPERAÇÃO

Momento importante na história da Companhia de Gás da Bahia - BAHIAGÁS - em que completa 15 anos de Operação e serviços de qualidade e segurança no Estado da Bahia,sendo ela a concessionária exlcusiva da Distribuição de Gás Canalizado Natural em nosso território. E no que cabe a Segurança esta ação foi sempre bem dividida entre a Segurança do Trabalho e a Segurança Operacional,com profissionais competentes,sérios,éticos e que na maior parte deste período teve uma gestão proativa,produtiva,engajadora e que prezava pelo bem estar da força de trabalho,com qualidade de vida laboral e prevenção de acidentes internos e externos. O período de maior evidências destas características positivas foram no período de 2003 ao início de 2008 em que grande parte dos profissionais que lá estavam não estão mais,os chamados TPD devido a característica do Contrato Pré-Determinado em que sua importância se deu entre o primeiro concurso quando a empresa era bem pequena e no âmbito do Pólo Petroquímico de Camaçari e o segundo e terceiro concursos,cujo efetivo foi chegando na grande maioria a partir de 2007 para ainda se adequarem,se ambientarem com um crescimento que com certeza,desacelerou bruscamente nos últimos dois anos, conforme observado em dados sobre gás natural na Bahia e no Brasil.
Mas é um grande marco na sociedade baiana esta existência tão importante na vida produtiva,social,cultural e ambiental que tem muito a crescer ainda,principalmente com a chegada do GASENE que vem pelo extremo sul da Bahia em direção a Catu.O que se torna uma pena é saber através dos contatos profissionais que o ambiente de trabalho hoje é desmotivador,letárgico,desanimador e frustrante em termos de clima organizacional face ao que oferecia e hoje oferece e antes que alguém pense,nem tudo é dinheiro.Ajuda muito mas há outras coisas importantes que ficaram no passado.
Parte desta história foi construída uma cultura prevencionista envolvendo clientes internos e externos no período que lá estive resgatando práticas que não se existia tais como Investigação de Acidentes de maneira séria e construtiva que foi refletida no crescimento de Auditoria pelo COFIC - Comitê de Fomento de Camaçari de míseros 42% para 72%. A prática da Comunicação de Acidentes e Incidentes nunca foi tão importante quando ao final de 2007 cujo reconhecimento da força de trabalho ainda hoje se reflete a mim no carinho através do Orkut,Msn,Telefone e encontros na rua.O legado ficou.Pena que abandonaram.Construir algo e depois não manter por descaso dos gestores é triste demais.Mas segue a vida. O mesmo aconteceu nos inovadores e pioneiros nacionalmente Treinamento de Segurança no Uso do Gás Natural para Clientes Residenciais junto a Porteiros,Vigias e Síndicos(com minha colega competentíssima e Administradora Patrícia),assim como o foi para mais 500 frentistas até Feira de Santana no Abastecimento de GNV,tambem nos Canteiros de Obras sendo consumidor ou não de GN,bastava estar na linha de frente do Gasouto e finalmente o fantástico Treinamento de Intervenções entre Concessionárias. Tudo isso foi parado,abandonado e o que se colhe hoje por não ter acidentes agradeça-se a essa História Preventiva. Entre 2003 e 2008 não se fazia café com leite,se inovava! ´
Liderei uma ação de mudança de cultura no Treinamento de Evasão da força de trabalho em parceria com a equipe fantástica e competente do Edificio Suarez Trade lideradas pelo amigo Jorge,sendo que éramos uma das 5 empresas(de um total de mais de 20) do prédio comprometidas com a Prevenção. Várias turmas foram treinadas ao longo destes anos,que com certeza são os mais marcantes dos 15 anos. Trabalhar com colegas competentes,hoje desligados e que em parte foram injustiçados pela politicalha que assola nosso Estado,foi para mim o grande aprendizado em que compartilho o pessoal do Financeiro/Contabilidade/Tributário,Projetos,Comercial(Industrial,Residencial,Comercial e GNV),Obras,Admnistração,Suprimentos,Operação(nossa grande parceira). Empresa em que estagiário entrava com CV e participava,atuava,interagia,crescia,se divertia contribuindo. Encontrar um ex-estagiário ou um ex-colega na rua,no Orkut e diz para você o quanto foi bom aquela alavancada de crescimento,de produção,de contribuição,de aprendizado não tem preço.É saudade! É passado!
Desejo a todos que lá estão sucesso,crescimento,harmonia,paz,saúde e produção.Os tempos mudam sempre,mas o que ficou de bom pode voltar e melhor,só depende de vontade,bom senso,compartilhamento, coletividade,solidariedade gestora e desapego de valores mesquinhos e egoístas. Que possam vir mais 15,30,45,60 tal qual uma CONGÁS,uma CEG,enfim que Deus ajude a cada um no seu caminho e ilumine a mente dos governantes,desembargadores,diretores para que não joguem no lixo a honra e a dignidade daqueles que honestamente e de boa fé ajudaram humildemente a construir o que estatisticamente é inegável no tamanho que se atingiu uma ótima Companhia de nos dia de hoje,seja em faturamento,volume de gás vendido,quilômetros de gasoduto implantado,vidas preservadas de acidentes e consequencias físicas,emocionais,físicais e psicológicas.
Um grande abraço a esta família carinhosamente chamada de BG.
Manoel Trajano,14/08/09,ex-TPD,um operário da prevenção de acidentes

Nenhum comentário: