segunda-feira, agosto 24, 2009

CUIDADOS NOS FINAIS DE SEMANA E FERIADOS

É impressionante a capacidade do brasileiro de começar a segunda-feira pensando na sexta-feira e curtir o final de semana. Se for prolongado então,sai de baixo. Estou me referindo àqueles que não trabalham no final de semana,legalmente conhecido como descanso remunerado,ou pelo menos parte dele conforme acordo e escala na empresa onde trabalha. Mas o que fica de descanso vira sinônimo de farra,alcóol,desgastes de toda ordem,"maratonas" de passeio,viagem,sexuais enfim nas busca insaciável e descontrolada pelos prazeres efêmeros em que o corpo pede socorro. E como pede.
Chega-se na segunda-feira fatigados,exauridos,desgastados,acabados tanto fisica, emocional como psicologicamente. E esse fato vira um prato cheio para acidentes de trabalho e/ou domésticos originados na distração,na perda dos reflexos,na sonolência,enfim da falta de responsabilidade e de controle de nossos impulsos e excessos. Dia de domingo é um dia para ser tipicamente caseiro,coisas lights,reunião com a família na base do suco,da água,do refrigerante. Mas não! Há shows e eventos até 22 ou 23 h ou mais do Domingo e que muitos não querem perder um segundo sequer em nome da oportunidade de uma felicidade efêmera,fugaz e muitas vezes inconsequente.
Estatisticamente se constata uma zonalidade para acidentes de trabalho que podem ser calcadas no Brasil nos períodos de festas,verão(dezembro a março,principalmente dezembro) e sua relação com viagens mal programadas,cansativas e irresponsáveis visando satisfazer vontades pessoais,familiares ou de amizades. Tudo em nome da "curtição".
A coisa se torna mais grave quando se envolve trabalhos em equipe em que cada um com sua responsabilidade,função e tarefa compromete os demais e o todo sai perdendo. Vide a construção civil,mineração,serralharia onde os índices são mais absurdos em se tratando de encanadores,carpinteiros,eletricistas,pedreiros,ajudantes desses...Veja-se em áreas administrativas e operacionais como se compromete o trabalho do outro, a queda na produtividade implica no resultado coletivo e quando piora vem o acidente,o incidente,o desvio em ordem regressiva de gravidade. O mundo sofre de comunicação,principalmente o corporativo.Fala-se grego e entende-se latim.Precisamos brincar mais de telefone sem fio porque os ruídos dominam a comunicação humana e a falta dessa ou daquela informação compromete o todo e o caos se instala,pessoas são demitidas,lesões ocorrem.
Já não posso mais falar que o Brasil não tem terremoto face aos últimos abalos sísmicos,que não tem furacão face aos ultimos sustos no Sul do país.Ainda não apareceu um Vulcão face a nosso subsolo antigo e consolidado,mas tem um povo que abusa da sorte,que vive como se fosse o último dia e encara o trabalho como uma obrigação meramente de receber o salário e não se dignifca com essa oportunidade de crescimento e socializção. Vivemos exauridos pela efemeridade dos finais de semana e feriados e orgulhosos com tantos feriados que temos e loucos para enforcar.Esse é trabalhador brasileiro que se procura se encostar intencionalmente se mutilando em órgãos e membros, junto ao INSS(que tem jogado duro com razão) face a quebradeira.
Acorda Brasil,vamos caminhar para o primeiro mundo de uma vez,começando através da mudança de atitudes porque não temos sequer moral para reclamar dos políticos que são nossos espelhos.

Nenhum comentário: