quarta-feira, agosto 19, 2009

CUIDADO COM SPAM NA INTERNET SOBRE SEGURANÇA DE FORNO MICROONDAS


Lenda?
Meia-verdade
Aquecendo água no forno de microondas

A mensagem que fala um suposto acidente ocasionado pelo uso do forno de microondas tem todas as características de uma pulha virtual, mesmo que se considere a possibilidade real de ocorrerem acidentes devido ao seu uso inadequado. Ela não diz os nomes das pessoas supostamente envolvidas, não diz o nome da cidade nem do hospital que teria tratado o ferido e a indicação da data é imprecisa: "Há cinco dias..." Cinco dias contados a partir de quando?
Além disso, a mensagem finaliza com o apelo fatal: "Por favor, passe esta informação para amigos e família."
google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
É um dos casos de "meia-verdade", pois a linguagem é típica das lendas urbanas, muito embora trate de um fato de ocorrência possível, desde que um conjunto favorável de circunstâncias venha a ocorrer. É bom ressaltar que tal conjunto favorável de circunstâncias não ocorre com grande freqüência, senão o número de acidentes seria grande e do conhecimento de todos.
Essa história tem a versão inglesa analisada no artigo Can Microwaved Water Explode?. Ao final da análise, os autores do artigo concluem que essa "explosão" seria teoricamente possível, mas inexistem acidentes registrados.
Foram relatados casos de pizzas superaquecidas que provocaram lesões e de ovos que "explodiram" ao serem postos no forno de microondas. Esses casos são devidamente descritos com a indicação do hospital e dos médicos que trataram dos pacientes e relataram as ocorrências.
Os fabricantes de microondas recomendam vários cuidados no manuseio desses equipamentos. O capítulo "Instruções de segurança" do manual de um dos modelos da Sharp, por exemplo, contém o seguinte:

"3. Cuidado ao retirar preparações líquidas recém-aquecidas: a movimentação de moléculas durante a ebulição pode criar bolhas de ar no fundo de utensílios de grande profundidade e borda estreita (copos, jarras etc.). Se o recipiente for colocado diretamente sobre a pia, a brusca variação de temperatura pode fazer essas bolhas subir e o líquido transbordar. (Sharp, modelo RB-6K43, pag. 5)."

Conclusões:
1. não existe a comprovação de que o fato, tal como descrito de modo impreciso na mensagem envolvendo pessoas sem nome, lugares indefinidos e datas indefinidas tenha efetivamente ocorrido. As pessoas supostamente envolvidas não têm nome, não residem em lugar algum;
2. isto não significa a inexistência do risco de um forno de microondas, ou qualquer outro aparelho eletrodoméstico, ocasionar acidentes se ele for manuseado de forma inadequada;
3. tenha cuidado ao manusear aparelhos eletrodomésticos por mais simples ou trivial que você considere a operação deles. Afinal de contas seguro morreu de velho ou: cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém...
Em outubro de 2002, a mensagem voltou a circular desta vez com o "respaldo" da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Sem dúvida, alguém dessa Universidade passou a mensagem adiante sem se dar conta de que a sua assinatura fora inserida automaticamente pelo programa gerenciador de mensagens.
É claro que isso não significa que a pessoa que passou a mensagem adiante seja o pai ou a mãe do "... filho de 26 anos [que] decidiu beber uma xícara de café instantâneo ", embora muita gente vá considerá-la como tal. Afinal de contas, está escrito...
Veja o filme de um experimento controlado em que uma pessoa, usando luvas de proteção, põe café em xícara recém-retirada do forno de microondas.

Veja mais em:
Boil on Troubled Waters
Four à µ-ondes (Vídeo em mpeg)
HOW THINGS WORK - Microwave Ovens
Microwave issues
Microwave to Heat Water Hoax
Risk of Burns from Eruptions of Hot Water Overheated in Microwave Ovens
The Perils of Superheated Water
Unwise Microwave Oven Experiments
google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
Os leitores comentam.
Texto da mensagem.
AQUECENDO ÁGUA NO FORNO DE MICROONDAS
Acho que a informação seguinte e importante para qualquer pessoa que use um forno de microondas para esquentar água.
Há cinco dias atrás meu filho de 26 anos decidiu beber uma xícara de café instantâneo. Ele pegou uma xícara de água e a colocou num microondas para esquentá-la (algo que já tinha feito inúmeras vezes antes). Não sei para quanto tempo ele ajustou o equipamento, mas ele me disse que queria que a água fervesse. Quando o tempo expirou, ele retirou a xícara do forno. Quando ele olhou para a xícara, notou que a água não estava fervendo, mas de repente a água "espirrou" em seu rosto. A xícara ficou intacta até o momento em que ele a atirou para longe, mas toda a água bateu em seu rosto, devido a energia concentrada. Seu rosto ficou todo chamuscado e com queimaduras de 1o e 2o graus, que podem lhe deixar com cicatrizes. Ele também pode vir a perder uma parte do seu olho esquerdo.
Enquanto isso, no hospital o médico que o atendeu nos disse que esse acidente é bastante comum e que água (sozinha) não deve jamais ser esquentada no forno de microondas. Se água for ser esquentada desta forma, alguma coisa deve ser colocada na xícara para difundir a energia, como uma talisca de madeira, um saquinho de chá, etc.
Por favor, passe esta informação para amigos e família.

Nenhum comentário: