segunda-feira, agosto 24, 2009

ISQUEIROS PIRATAS PODEM EXPLODIR

Inmetro alerta: isqueiros piratas podem explodir
Teste do Inmetro reprovas todas as marcas apreendidas pela Receita Federal.




“Isqueiros regulares têm selo holográfico, que apresenta a expressão ‘Declaração do fornecedor’, a palavra ‘Segurança’, a marca de identificação do inmetro e também as letrinhas RTB”, explica Luis Carlos Monteiro, um gerente de qualidade do Inmetro.

Para checar se isqueiros piratas são mesmo perigosos, o Inmetro analisou amostras apreendidas pela Receita Federal. Foram analisados 50 isqueiros de 15 tipos e marcas - todos ilegais.


VEJA O RELATÓRIO COMPLETO DO INMETRO


Na hora do teste de verdade, o Inmetro só avaliou 14 tipos de isqueiros, porque um deles, de uma marca chamada Xinha, não tinha gás, estava vazio e não pôde ser testado.

O Inmetro avaliou os 14 isqueiros que sobraram. O primeiro teste analisa a altura da chama. Ela não pode ultrapassar 12 centímetros. Dos 14 isqueiros, 9 não ficaram dentro dos limites. Com um deles, a chama atingiu 17 centímetros. O risco é óbvio: queimar a cara da pessoa.

Além disso, as chamas de 11 tipos de isqueiros apresentaram o que os técnicos chamam de chuviscos, espirros e labaredas. É quando o fogo escapa e aparecem faíscas e labaredas também fora da chama principal. De novo, representa um perigo, com risco de queimadura.

Os técnicos do Inmetro também avaliaram a resistência dos isqueiros piratas à queda. Simularam uma situação real em que um isqueiro cai da mão ou do bolso do usuário. Dos 14 analisados, três se quebraram ao cair.

Em uma outra prova, os técnicos colocaram os isqueiros para resistir a uma temperatura de 65º C durante quatro horas seguidas. A temperatura do teste simula situações reais, como deixar o isqueiro no porta-luvas do carro, sob o sol. Nove isqueiros foram reprovados nesse teste. O que significa que eles podem explodir.

O Inmetro também avaliou se os isqueiros atendiam a outras exigências de segurança. Um dos grandes perigos é o vazamento de gás. E todos os isqueiros piratas foram reprovados.

Resultado final: os 15 isqueiros analisados foram reprovados. A conclusão que o Inmetro chegou é que isqueiros piratas podem explodir. Ou, se o consumidor der “sorte” e ele não explodir, a pessoa pode se queimar e queimar quem está a seu lado.

Veja matéria de vídeo em:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1277494-15605,00-INMETRO+ALERTA+ISQUEIROS+PIRATAS+PODEM+EXPLODIR.html

Nenhum comentário: