terça-feira, agosto 11, 2009

PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM GNV

No período de 2006 a 2007 ,quase 500 frentistas foram treinados em um trabalho socio-educativo realizado através da empresa em que eu trabalhava. Trabalho este que foi muito enriquecedor na medida em que se notava a carência de treinamentos e orientações técnicas para esta categoria que tanto já sofre com o descaso de donos de postos que nem sequer querem lavar os uniformes respingados de combustível e outras coisas a serviço dos clientes.Exigência da NR-6 como responsabilidade do empregador e que é desrespeitada no Brasil. Orientar os frentistas sobre Abastecimento Seguro no uso de GNV,derrubando os mitos em torno do mercado e a importância da certiificação do INMETRO nas convertedoras foi algo que me ajudou muito a conhecer a realidade destes profissionais que sofrem de riscos de assalto,desrespeito de clientes mal-educados e hostis entre outros. De Salvador e Região Metropolitana até Feira de Santana,onde tivesse gasoduto estava lá aprendendo e ensinando. Lamentavelmente o trabalho foi interrompido após minha saída por motivo de encerramento contratual já pre-determinado. Ficou o legado,a experiência e a satisfação de contribuir para aqueles profissionais junto a uma boa empresa que é muito maior do que certos gestores que não tem interesse na continuidade do trabalho preventivo.
Agradeço aos frentistas e donos de postos pela confiança depositada e aos colegas da Gerência Comercial que sempre apoiaram esta ação,ao contrário das pseudo-lideranças existentes.
Saliento que este trabalho assim como o Treinamento de Segurança em Instalações Residenciais de Gás Natural foram pioneiros no Brasil,sendo que este último foi seguido depois pela Companhia de Gás de Alagoas(vide postagem sobre o assunto).

Seguem matéria públicadas sobre o assunto na época:


Gás Brasil - Newsletter – Bahiagás promove treinamento de segurança para frentistas
Os frentistas baianos já possuem mais uma opção para preservar a segurança nos abastecimentos com Gás Natural Veicular - GNV. A Bahiagás está realizando treinamento voltado exclusivamente para frentistas, com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos desses profissionais no que se refere às normas técnicas de segurança. Participam frentistas de todos os postos localizados em Salvador, Região Metropolitana, Catu e Feira de Santana.

Ao iniciar o abastecimento de gás natural a um novo posto, a Bahiagás sempre realizou reuniões com os representantes do empreendimento, tendo como foco a segurança. Porém, após a ocorrência de acidente envolvendo um veículo abastecido com GNV, a Bahiagás está intensificando as ações de segurança preventiva. Segundo Inamar Simões, Gerente de Segurança e Meio Ambiente da Bahiagás, o treinamento foi elaborado com base nas normas técnicas de segurança da ABNT, INMETRO e portaria Agência Nacional de Petróleo - ANP, órgão que regulamenta o uso dos hidrocarbonetos no Brasil.

Durante o treinamento, os frentistas recebem informações sobre a conversão dos veículos para o uso do GNV, procedimentos preventivos, legislação vigente e ações a serem tomadas em casos de emergência. Segundo Inamar, ao seguir estes procedimentos os riscos de um incidente ou acidente tendem a zero. “Em geral, os acidentes ocorrem por irregularidades que podem ser observadas no momento do abastecimento e o frentista precisa estar preparado para detectá-las”, conclui Inamar.

Algumas dessas medidas são bastante simples, como verificar a validade do cilindro e o Certificado de Segurança Veicular – CSV, evitando que cilindros inadequados sejam abastecidos, como o de GLP (gás de cozinha), freon, e outros que não suportam altas pressões. Outro aspecto importante abordado durante o curso é a pressão correta de abastecimento dos cilindros instalados nos carros, que não deve ultrapassar os 220 kg/m³.

O treinamento é válido principalmente para disseminar entre os frentistas bons hábitos de segurança, em especial no que se refere ao GNV. “É fundamental que os frentistas sejam multiplicadores desse conhecimento para os usuários do GNV, favorecendo a conscientização de todo um mercado”, finaliza Inamar.


» 18 de October de 2006


A Tarde - Motor – Frentistas fazem curso sobre GNV


Segurança Frentistas fazem curso sobre GNV A Bahiagás está realizando treinamento de frentistas sobre normas de segurança em abastecimento de veículos movidos a gás natural.

Participam frentistas de postos de Salvador, Região Metropolitana e Feira de Santana. Os frentistas recebem informações sobre a conversão dos veículos, prevenção, legislação e ações em emergências. Algumas dessas medidas são verificar a validade do cilindro e o certificado de segurança. Outro aspecto é a pressão de abastecimento.
» 11 de October de 2006

Um comentário:

Anônimo disse...

A prevenção de acidentes com GNV, muito importante para as pessoas que lidam com o mesmo no dia a dia e a sociedade em geral, pergunto: hoje 09/10/09 um funcionario de uma terceirizada que realiza manutenção em Posto de combustiveis em feira de santana, sofreu um grave acidentes teve seu corpo queimado, os vizinhos do posto, teve sempre questionado o vazamento ou seja o mal cheiro forte, e dize que já esperava que acontecesse um acidente, aonde estão aqueles que fiscalizam o cumprimento da operação do Posto de commbustiveis que supostamente contribuiu para este fato lamentável. prevenção, significa amar a vida e o próximo.