terça-feira, agosto 11, 2009

CUIDADO COM ANIMAIS NA PISTA

Grande foi o susto que levei neste domingo dia 09/08/09 viajando pela BA-028 Santo Antônio de Jesus - Nazaré ao me deparar com um boi preto,de pé e olhando para minha direção. Conforme velocidade máxima permitida no trecho deu-se tempo para a visualização na curva de raio grande,frenagem gradativa e reforço de minha irmã que estava no banco de trás e somou-se a minha percepção alertando "olha o boi". O tempo de reflexo nestas horas é reduzido,e levando em consideração que prudente que sou,não havia ingerido bebida alcóolica,não estava em uso de medicação que implique em efeitos colaterais como sonolência e diminuição de reflexos,o desvio do animal foi feito com sucesso,pela esquerda,invadindo parcialmente a pista contrária pois o acostamento estava ocupado em parte pelo animal. Para minha sorte tambem nao vinha carro no sentido contrário. Lembro-me de um facilitador de Direção Defensiva que me disse uma vez que em caso de animais como boi,jegue,cavalo,jumento principalmente caso possamos devemos jogar o veiculo para trás do animal,se houver condições pois é mais difícil andar para trás(não é impossível). Colisões com esses animais quase sempre são fatais para todos os envolvidos,inclusive caronas pois o estrago é grande quando se soma a velocidade do veículo transformada em força no impacto(Velocidade,Deslocamento,Impulso vira Força que se soma em sentido convergente,veja mais recentemente a peça de 800 g que chegou com uma força de 250 Kg no capacete de Felipe Massa a mais de 200 Km/h). Imagine um animal,parado,de no mínimo 400 Kg...
Pombos que cruzam os ceús também podem ser perigosos no pára-brisa,assim como cachorros,gatos,ou até mesmo outros menores que podem surgir de repente podem levar a reflexos associados a sustos,perda de controle e acidentes graves,inclusive a terceiros. Fora animais, objetos podem estar na pista como pneus,caixas,sacos(que até que saibamos se estão cheios ou vazios,teremos que desviar),daí o porque de estarmos 100% ao dirigir,sem ingestão de bebidas alcóolicas,estarmos com noites bem dormidas e sem sono,estarmos concentrados e não olhando para lados nem para trás(utilizemos retrovisores internos e externos)e as mãos no volante com polegares apontados para cima(parece redundância mas não é pois tendemos a relaxar).
Foi um susto,passou e agradeço a Deus por estar aqui compartilhando com vocês esta experiência que espero que não se repita.
Manoel Trajano,11/08/09,11:00 h



Nenhum comentário: