terça-feira, agosto 18, 2009

PESQUISA APONTA QUE MORTE POR CHOQUE ELÉTRICO É COMUM EM PERNAMBUCO

14.08.09 – pe360graus – Recife, PE

Uma pesquisa da Universidade de Pernambuco (UPE) revelou que acidentes como o que provocou a morte da adolescente Ingrid Regina da Paixão, 12 anos, é mais comum do que o desejado. A garota morreu na última quinta-feira, 13, por causa de uma descarga elétrica enquanto fazia uma chapinha no cabelo. De acordo com a pesquisa do laboratório de Segurança do Trabalho da UPE, a cada três dias uma pessoa morre eletrocutada dentro de casa no estado de Pernambuco. São mortes que poderiam ser evitadas se um equipamento chamado disjuntor DR fizesse parte da instalação elétrica das residências. O DR interrompe automaticamente a corrente se houver fuga de energia e é um equipamento obrigatório por lei em todas as casas desde janeiro de 1997, mas está presente em apenas 50% delas, de acordo com a mesma pesquisa.
Para o engenheiro de segurança e professor da Escola Politécnica da UPE, Beda Barkokébas Júnior, esse número reflete o desconhecimento da população em relação ao disjuntor DR. “Isso mostra realmente o desconhecimento da população da obrigatoriedade desse DR e o desconhecimento do uso correto da eletricidade, como por exemplo, ligar eletrodomésticos descalço ou molhado”, disse o engenheiro. Ainda de acordo com ele, muitas pessoas não conhecem os cuidados que devem ter com o uso de
aparelhos elétricos e com as instalações de energia dentro de casa. “Encontramos vários riscos, como por exemplo, o mau uso dos eletrodomésticos, o poder aquisitivo cada dia maior que gera uma compra maior de eletro-eletrônico, além da não manutenção e a não adequação dos equipamos ao aumento do consumo”, explicou Beda Barkokébas. Em uma maquete, o engenheiro demonstrou o funcionamento do circuito elétrico de uma casa com e sem o disjuntor DR. Um dos exemplos que Beda Barkokébas utilizou foi o de um vazamento de energia no chuveiro elétrico. Sem o uso do disjuntor, a pessoa que toma banho levaria um choque, enquanto que com o equipamento de proteção ligado a corrente elétrica é interrompida, as luzes se apagam e quem está no banho não é atingido pela descarga de eletricidade.

INFORMATIVO SST
Ano 1, n. 16, de 10 a 15 de agosto de 2009

Nenhum comentário: