segunda-feira, agosto 17, 2009

CELULAR X FANTÁSTICO

Resposta de E-mail enviado a uma colega da área comercial,quando me questionaram sobre o quadro do Fantástico "Caçadores de Mitos" exibido dois dias antes
terça-feira, 7 de março de 2006 00:31
Nao tive oportunidade de assistir a materia do Fantastico,por isso nao posso avaliar se a mesma foi imprudente. De qualquer forma trata-se de um tema de muita discussao mas que no resumo final,nao se trata de estarmos sendo preciosistas e sim prevencionistas por estarmos tratando de um combustivel como o gas natural e como tal,em caso de vazamento que se refere o foco da nossa palestra,nao combina com aparelhos eletronicos,muito menos o telefone celular que dadas as suas caracteristicas ainda emite microondas,ondas eletromagneticas de alta frequencia(e tambem nao ionizante). Tal qual os gases emitidos pela volatilidade da gasolina nos postos de combustiveis e em meio a tanta discussao estamos sendo precavidos em orientar a utilizar estes aparelhos numa situaçao de emergencia,tais como outras medidas citadas na palestra(acionar um interruptor,ligar/ desligar algum aparelho eletronico,eliminar qualquer chama na redondeza,etc).
Trata-se um ambiente chamado de atmosfera explosiva.

O item que foca que nao se tem nada comprovado se refere a Saude Humana, mesmo assim exige cuidados mesmo porque algumas doencas podem se manifestar a medio e longo prazo ou ate mesmo em descendentes por mutaçao genetica.

Na minha otica estamos sendo prevencionistas e cuidadosos ao enfatizar estes cuidados relacionados durante uma situaçao de emergencia.

O Fantastico como sendo um programa de muita credibilidade realmente se mantem como um formador de opiniao,mas assim como tambem é um fato na imprensa escrita e falada,nacional e internacional,muitas vezes carece de base e orientacao tecnica,como constantemente vemos nas areas nao apenas de Engenharia,mas tambem Medicina,Direito,Administraçao,entre outras e é nosso papel esclarecer junto ao publico leigo,nossos clientes a duvidas pertinentes.

Estou enviando em anexo,alem dos textos abaixo com materias sobre o assunto, um material muito bem elaborado pela Petrobras Distribuidora e que vale para Estaçoes de Gas e Postos de Combustiveis(gasolina/GNV). Preste atençao nos itens Relato de Incendio e Cuidados Necessarios. Nao precisarmos esperar um historico quando temos base cientifica e tecnica para sermos preventivos, de qualquer sorte,segue um exemplo neste material.


Estudo da BR explica porque celular em posto é proibido


Por que é proibido utilizar aparelhos celulares nos postos de combustíveis? Para responder tecnicamente a esta questão, a BR realizou um estudo para descobrir com precisão os reais motivos para esta proibição. "Muitas pessoas solicitam explicações aos frentistas sobre esta norma de segurança. Decidimos ir além do cumprimento da recomendação e estudar o que levou a este cuidado. Assim, podemos orientar com mais clareza os funcionários e os clientes", explica Paulo da Luz, do setor Segurança, Meio Ambiente e Saúde da BR.

O estudo, coordenado pelo consultor de segurança da Coppe/UFRJ e da Eletronuclear para a área de segurança de acidentes das Usinas Angra 1 e 2, Moacyr Duarte, revelou que existe apenas uma remota possibilidade de o uso do celular provocar um acidente. Mesmo sendo as chances de uma ocorrência pequena, é extremamente importante respeitar a proibição.

Para que um telefone celular funcione como fonte de ignição, ou seja, se torne o causador de um incêndio ou explosão, é necessário que a mistura de vapor de gasolina e ar, numa proporção entre 1,3% e 6%, penetre no aparelho. Após o preenchimento do espaço interno do aparelho com esta mistura gasosa, o toque da campainha, o alarme ou a bateria mal ajustada pode gerar uma centelha elétrica, servindo de ignição.

"Como os aparelhos modernos estão cada vez mais compactos, os espaços internos a serem preenchidos pelo gás são menores e, conseqüentemente, a possibilidade de um acidente é cada vez mais difícil. Mesmo assim, continuamos atentos ao quesito segurança. Tanto que estamos identificando os postos que não possuem a sinalização de segurança que alerta sobre a proibição do uso de celulares, de fumar e sobre a localização de extintores", diz Paulo da Luz, chefe do Setor de Segurança e Meio Ambiente Automotivo.

A forma de iniciar uma combustão seria a de ignição localizada. As centelhas elétricas são as fontes mais comuns de ignição localizada. Mesmo em pequena escala, a centelha representa uma quantidade de energia capaz de romper o limite isolante do ar. Esse é o mecanismo por meio do qual um celular pode funcionar como fonte de ignição de uma nuvem ou vapor de gasolina. O momento crítico, portanto, é quando soam as campainhas e alarmes vibratórios do aparelho ou se afastar do veículo. "No posto, o procedimento correto é manter o aparelho desligado durante o abastecimento", conclui Paulo da Luz.


Os celulares e seus riscos
Os telefones selados e à prova d'água não permitem a entrada de vapor em seu interior
Celulares maiores e mais antigos possuem maior número de pontos de penetração
Baterias com folgas em seus contatos também podem produzir centelhas
Campainhas e alarmes podem causar ignição interna e consequente combustão.


Jornal do Comércio - Ciência e Meio Ambiente - 8/5/2001

Usar celular em postos é risco

De acordo com UFPE, a radiação emitida pelo equipamento pode desencadear uma explosão

Usar o telefone celular em posto de gasolina pode provocar incêndio. De acordo com a pesquisadora Dayse Duarte, do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a radiação emitida pelo equipamento pode desencadear uma explosão. “Por isso, deve-se desligar o aparelho quando for abastecer o carro”, recomenda e especialista em prevenção de acidentes.
Segundo ela, a explosão pode ocorrer a partir dos gases combustíveis existentes no ambiente dos postos de gasolina. O fato de usar o aparelho nesses locais oferece a chance de se produzir uma faísca que, em contato, como o ar, pode ocasionar uma explosão.
Como esses gases se encontram dispersos, em baixa concentração, normalmente não têm sido suficientes para provocar um combustão. Daí não ter sido registrado nenhum acidente até agora. “As chances de ocorrer acidentes desse tipo são baixas, mas existem”, adverte a professora, com doutorado em prevenção de acidentes.
Dayse Duarte não tem nenhuma pesquisa sobre o assunto. Ela encontrou os dados em livros sobre riscos de incêndios, que relacionam ainda o fumo e os motores dos automóveis como fatores de risco para explosão em locais de abastecimento.
Nos postos de gasolina, o aviso sobre os riscos de incêndio já se encontra afixado. O presidente do sindicato dos revendedores de combustíveis, Joseval Alves, não quis falar sobre o assunto com a reportagem do JC. O comerciante foi procurado num de seus postos de gasolina, na Avenida Abdias de Carvalho, no Bongi, e, por telefone, na sede do sindicato.
Jornal do Comércio. Todos os direitos reservados.

Estou a disposiçao para maiores esclarecimentos.
Sds,
Trajano

Nenhum comentário: