sábado, outubro 02, 2010

POR QUE SOMOS TÃO EGOÍSTAS E MAL EDUCADOS?

E de quebra ainda colocamos em risco outras pessoas?

Por Manoel Trajano

É incrível mas em menos de um mês vi dois flagrantes parecidos que, além de ser uma falta de educação terrível, um egoísmo sem tamanho com o espaço alheio e por quem passa nele, nas duas situações ainda se colocou em risco a vida de pessoas, passíveis de atropelamento, pancadas, que poderiam levar a lesões, queimaduras(por causa das descargas) e até coisa pior! A despeito dos estacionamentos em questão que estavam sem limitadores no piso, justamente para orientar os condutores a saber o momento de parar(ja vi condutores que ignoram e passam por cima), deve-se ter atenção em relação a visão de ré e principalmente a periférica para se evitar que pessoas sejam machucadas.

Uma vez estacionado, verifica-se um novo problema para o pedestre: a largura do passeio reduzida, estrangulada, cortada, impedida. Nesta imagem ao lado,do lado direito ha um movimento de obras no local no pavimento original, isolado por fita zebrada. E o que sobrou, o condutor deste veículo de alto luxo fez foi fazer com que as pessoas se apertem ou entrem na area da obra para se desviar. Falando em alto luxo, mais uma vez uma percebemos que o fator riqueza se sobrepõe a educação,ou pior,é inversamente proporcional. Quanto mais ricos os seres humanos, maior a sensação de poder e superioridade em relação aos demais e a vida pública. Vivemos em Salvador-Bahia um caos no trânsito.

São mais de 400.000 veículos para uma população de 3 milhões de pessoas segundo último censo do IBGE e além de problemas que já conhecemos como sistema viário obsoleto para a realidade(as novas obras são como remédios paliativos,mas não solucionam em definitivo nosso problema), insuficiência em quantidade e qualidade dos agentes de trânsito diante de uma cidade onde não existe engenharia de tráfego(os cargos de confiança da superintendência ultimamente tem sido ocupados por coronéis, arquitetos,técnicos e nunca engenheiros,que por ofício deveria estar a frente disso), os condutores são desastrosos. Carteiras compradas diante de autoescolas horríveis que não tem compromisso com a qualidade e sim com seus cofres(você ainda verá carros de auto-escola sendo dirigido por alguém, sozinho fazendo loucuras nas ruas,sim porque se fosse dois poderíamos dizer que um era o aluno...). Não duram mais do que 1 ano. São cargos de caixinhas de partidos coligados do Prefeito e para completar a PM resolve fazer blitz nas ruas em horários de pico, irritando o trabalhador cansado que quer voltar para casa e descansar, além de dias de lazer. Conseguiram superar os inoportunos manifestantes sindicalistas que se acham no direito de chamar a atenção da sociedade,mesmo que da pior e mais indigna maneira. Mas no caso da primeira, não culpo a instituição,pois ganham mal, são mal aparelhados, mal treinados e sofrem um tipo de assédio moral obedecendo ordens irracionais da Secretaria de Segurança Pública que por sua vez obedece o Governador.

Vemos brigas em vagas de shoppings como se fosse uma questão de vida ou morte. Vemos condutores invadindo contramão nas vias sinalizadas, ignorando sentido do fluxo para pegar uma vaga! Vemos invasão de faixa em curva ignorando a fila que ali ja estava! Retardamos em curiosidade para ver o acidente alheio e engarrafamos tudo! Taxistas andam com faróis apagados em plena noite! Motoqueiros andam nas linhas divisórias ou costurando e ainda buzinam para você fazendo "bip-bip" para abrir espaço! Vemos caminhões enormes como de combustível, baú, carretas colando no seu fundo e ao ver você se afastar,colam de novo! Vemos motoristas de ônibus ignorando sua faixa exclusiva, ultrapassando colegas e ocupando as três faixas de um local em colapso como a região do Iguatemi-Rodoviária! E eu pergunto cadê promessas eleitorais para solucionar isso? Cadê promessas eleitorais para aumentar o salário do servidor público e abrir concurso para novos? Cadê as campanhas eleitorais que invistam em educação para o povo em primeiros socorros, pedestre e cidadania?

This is Brazi! Here, everybody don´t think. Act, in spite of logical sense!(Trajano)

Nenhum comentário: