terça-feira, outubro 12, 2010

PEGANDO GANCHO NO RESGATE DOS MINEIROS CHILENOS,VAMOS CONHECER UM POUCO DA ENGENHARIA DE MINAS

Vale ressaltar que numa situação dessa emergencial estão envolvidos profissionais de segurança do trabalho(principalmente engenheiros),médicos,enfermeiros,nutricionistas,paramédicos,mineiros,entre outros.


Engenharia

Engenharia de Minas – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Engenheiro de Minas é o especialista que faz estudos e pesquisas sobre reservas minerais, ajudando a encontrar e abrir novas minas. Conheça melhor a carreira em Engenharia de Minas.

A Carreira de Engenheiro de Minas

Engenharia de Minas

Habilitação:
Engenheiro de Minas
Duração do Curso:
5 anos
Área:
Engenharia
Atributos do Profissional:
Meticulosidade e Persistência
Salário Médio:
R$ 2448,00

Engenheiro de Minas é o especialista que faz estudos e pesquisas sobre reservas minerais e de combustíveis fósseis. Ele identifica qual a composição dos minérios que estão presentes, o tipo de solo destas reservas, a quantidade de minérios, a localização e extensão dessa mina e e também qual vai ser o melhor jeito de extrair essas reservas.

Os Engenheiros de Minas, além das atribuições acima, também supervisionam atividades de campo tais como perfuração, escavação manual ou mecânica, carregamento, transporte, lavagem e embarque de minérios. Eles também se responsabilizam pela segurança na mineração. Verificar a viabilidade econômica da mina ( muitas vezes, temos pouco minério e o investimento não compensa ) também é uma atribuição muito importante realizada através da engenharia de minas.

As Reservas Minerais do Brasil

O Brasil devido ao seu tamanho tamanho continental e tipo de solo (rochas metamórficas, ígneas e sedimentares) é um país que tem um enorme potencial mineral. As maiores reservas minerais do Brasil são Ferro, Alumínio e Ouro. As regiões onde há mais potencial para descoberta e abertura de novas minas atualmente no Brasil são o Centro-Oeste e Amazônia, propiciando um vasto campo potencial para o trabalho de engenharia de minas.

Engenharia de Minas: ao contrários dos velhos garimpos, as minas modernas, são inteligentes e respeitam a natureza

Grade Básica do Curso de Engenharia de Minas:

  • Tratamento de Minérios
  • Elementos de Máquina
  • Geologia Geral
  • Geologia Econômica
  • Geologia Dinâmica
  • Geofísica
  • Estratigrafia
  • Mineralogia e Petrografia
  • Lavra de Minas
  • Topografia

Aspectos Favoráveis da Carreira de Engenheiro de Minas:

As privatizações da década de 90 renovaram o ânimo do mercado de mineração no Brasil. Com a privatização vieram novos investimentos e a atividade cresce a cada ano, hoje em dia as empresas Brasileiras estando entre as maiores do mundo e inclusive comprando minas e empresas em outro país se tornando multinacionais. Além das grandes mineradoras, há também vagas em empresas de exploração e produção de cimento, empresas de extração e produção de mármore e empresas de produção de fertilizantes, que em sua composição, embora muita gente não saiba, tem varios minerais.

Aspectos Desfavoráveis da Carreira em Engenharia de Minas:

No trabalho de campo muitas vezes o profissional de engenharia de minas pode ser exposto a condições insalubres tais como ambientes barulhentos e apertados ou então a situações de perigo real tais como explosões de dinaminte e desabamento. Claro, atividades com algum perigo, mas controladas.



Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/profissao/engenharia-de-minas/


Engenharia de Minas

Imprimir
sobre Guia de Profissões Por Guia Abril do Estudante Assinar feed do autor
guiadoestudante@abril.com.br

Publicidade

A carreira

Enquanto espera a namorada passar batom vermelho, o rapaz toma um gole de Coca-Cola bem gelada. Nenhum dos dois pensa no trabalho do engenheiro de minas enquanto fazem isso, e, no entanto, ele está lá. Como? Na fórmula do refrigerante entra o ácido fosfórico e na do batom, o talco, ambos minérios extraídos sob a direção de um engenheiro de minas. A importância desse profissional para o país é grande, considerando-se que o Brasil é o principal exportador mundial de ferro, o maior produtor de estanho e está entre os que mais produzem ouro, granito, alumínio e fosfato.
Trabalhar como engenheiro de minas exige sacrifícios. Em geral, esse profissional vive fora de casa, grande parte do tempo no meio do mato, comandando as atividades de minas subterrâneas ou a céu aberto. Precisa conhecer a tecnologia e os equipamentos mais modernos para detonar rochas e abrir minas. Mas isso não basta: a preocupação com o meio ambiente é parte integrante de seu ofício. "Como a atividade mineradora degrada a natureza, as leis de proteção ambiental exigem cuidados rigorosos de quem atua na área", diz Casimiro Gabriel da Silva Filho, que trabalha na única usina brasileira de xisto betuminoso, no Paraná. Depois de extrair a rocha do subsolo, beneficiá-la e entregá-la a Petrobrás, ele restaura o solo e planta espécies vegetais. "Para se dar bem na carreira, é fundamental conhecer programas avançados de computador", lembra o professor Antônio Pedro Sousa, da UFPb, na Paraíba.

O mercado

"A curto prazo, o número de mineradoras deve aumentar muito, por causa das mudanças na legislação que regulamenta as atividades do setor e que prevêem incentivos para empresas que operam na área", diz Casimiro da Silva Filho. Isso vai abrir vagas no mercado de trabalho. A extração de minerais para a indústria, como argila, areia e brita, também está em franco crescimento no país.
Salário médio inicial: R$ 1 219, 32
Em alta: Extração.

O curso

Disciplinas como matemática, física, química, mecânica e processamento de dados ocupam os dois primeiros anos. A formação específica inclui geologia econômica e geral, minerologia, petrologia e topografia. Há aulas práticas de pesquisa mineral, lavras e técnicas de extração. Duração média: cinco anos.

Matérias

- Elementos de Máquina
- Estratigrafia
- Geofísica
- Geologia Dinâmica
- Geologia Econômica
- Geologia Geral
- Lavra de Minas
- Mineralogia e Petrografia
- Topografia
- Tratamento de Minérios



Fonte: http://www.algosobre.com.br/guia-de-profissoes/engenharia-de-minas.html


Nenhum comentário: