terça-feira, outubro 19, 2010

MUITO BEM!




Abrameq e Abicalçados lançam Cartilha de Segurança
Data: 15/10/2010 / Fonte: ASCOM Abicalçados 

A Associação Brasileira de Indústrias de Máquinas e Equipamentos para Couro, Calçados e Afins (Abrameq) e a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), lançam no próximo dia 27 a Cartilha de Segurança em Máquinas e Equipamentos para Calçados. A publicação foi elaborada com o apoio do Sebrae e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O lançamento acontece a partir das 11h30min, no Restaurante da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo. 

A Cartilha é uma ação promovida pelas duas entidades, em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Indústria Calçadista e da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho. Este grupo vem reunindo-se desde 2007, visando diminuir as dificuldades técnicas do setor diante das exigências do Ministério do Trabalho quanto à redução nos riscos de acidentes na operação de máquinas utilizadas na fabricação de calçados.

Ao longo desse período foi realizada uma série de ações, como a contratação de consultoria internacional para alinhamento entre normatização brasileira e europeia; identificação de alternativas técnicas com fabricantes; discussão de soluções com Ministério do Trabalho e Emprego; realização de missões à Europa para busca de tecnologias; construção de protótipos para teste das soluções identificadas e disseminação de resultados nos principais polos produtores nacionais.

Isabel Aguiar, diretora executiva da Abrameq, destaca que "o maior desafio desse esforço foi a publicação da cartilha. O material torna-se um guia técnico, chancelado pelo Ministério do Trabalho, para orientação às empresas fabricantes de máquinas e produtoras de calçados na adequação de seus equipamentos com vistas à redução dos riscos de acidentes do trabalho". Acrescenta que "esse trabalho é um marco na construção de soluções que atendam às demandas econômicas e sociais do setor, garantindo a proteção do trabalhador com a paralela preservação da competitividade da indústria calçadista e conseqüente manutenção dos empregos, num ambiente de diálogo e cooperação entre empresas, trabalhadores e poder público".

O diretor executivo da Abicalçados, Rogério Dreyer, reforça a importância do grupo para a geração de ações concretas e possíveis de execução, de acordo com o solicitado pelos órgãos de proteção ao trabalhador.


Fonte: http://www.protecao.com.br/site/content/noticias/noticia_detalhe.php?id=JyjjAnjy&__akacao=331065&__akcnt=4fd44fb5&__akvkey=81ed&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Prote%E7%E3o%20Sele%E7%E3o%20Ed.%2041/10

Nenhum comentário: