quarta-feira, novembro 10, 2010

STV NEWS


Cidade
Combate aos acidentes

Experi�ncia de Piracicaba Trabalho do Sindicato da Constru��o Civil foi apresentado no Estado do Par�, em semin�rio

A experi�ncia bem-sucedida de Piracicaba no combate aos acidentes de trabalho e doen�as ocupacionais foi apresentada ontem no Semin�rio sobre Seguran�a e Sa�de do Trabalhador da Ind�stria da Constru��o, promovido pela Associa��o de Engenharia de Seguran�a do Trabalho do Estado do Par�, pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Ind�strias da Constru��o e do Mobili�rio de Piracicaba, Milton Costa. Ele participou do painel "Gerenciamento de Risco Grave e Iminente em Canteiros de Obras - Dificuldades e benef�cios na sua implanta��o", apresentando o trabalho desenvolvido em Piracicaba e regi�o no combate aos acidentes e doen�as do trabalho.

Milton Costa, que tamb�m � diretor de Forma��o da Feticom (Federa��o dos Trabalhadores nas Ind�strias da Constru��o e do Mobili�rio no Estado de S�o Paulo), destaca que o trabalho desenvolvido em Piracicaba no combate aos acidentes e doen�as do Trabalho, com a participa��o do Cerest, � uma refer�ncia nacional. "� um trabalho de parceria, envolvendo o nosso Sindicato, o Cerest, o Minist�rio do Trabalho e at� a Previd�ncia Social, que, felizmente, vem dando bons resultados, tanto com a redu��o significativa dos acidentes como das doen�as ocupacionais", destaca o sindicalista, que foi ao encontro acompanhado do diretor do sindicato, Edson Batista dos Santos.

O trabalho desenvolvido na cidade consiste em percorrer canteiros de obras e levantar uma estat�stica real dos acidentes e doen�as ocupacionais, a partir do RAAT (Relat�rio de Atendimento ao Acidentado do Trabalho), que serve de par�metro para atua��es preventivas. "Apresentamos a nossa realidade neste semin�rio, que debate e vai apontar sugest�es para melhorar o ambiente de trabalho no Estado do Par�. Levar a nossa experi�ncia significa mostrar os avan�os que estamos tendo para melhorar o dia a dia do trabalhador nos canteiros de obras", ressalta.


Fonte: http://www.gazetadepiracicaba.com.br/conteudo/mostra_noticia.asp?noticia=1714758&area=26050&authent=345416EE9F8FB3451521FA8CFEF272


OPERÁRIOS DA EMASA RECLAMAM SEGURANÇA NO TRABALHO

"Descuido" causou morte de operário em 2009

Mais de um ano e meio após a morte do operário Rosivaldo de Jesus Santana ("Gordurinha"), 38 anos, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) ainda descuida da segurança dos trabalhadores e faltam profissionais para a supervisão dos serviços de manutenção de rede.

Os operários reclamam que apenas uma equipe com um engenheiro e dois técnicos em Segurança do Trabalho acompanha o serviço de campo, mas…

- A gente tem um engenheiro que nem vai pra rua. Fica lá na sede -, denuncia operário que, tendo razões óbvias, prefere não ser identificado neste post.

São estes profissionais especializados em Segurança do Trabalho que avaliam os riscos em operações mais complexas de reparos em redes de abastecimento de água ou de esgotamento sanitário e ajudam a evitar acidentes nas operações.

Outra queixa é que o técnico em Segurança do Trabalho disponível também não vai a campo. "Ele fica na estação de tratamento [no São Roque], distribuindo os equipamentos de segurança, não vem pra rua", emenda outro operário. "A gente corre risco, moço", completa. A outra funcionária da área de segurança está em licença maternidade.

MORTE

Rosivaldo de Jesus Santana morreu soterrado, em 23 de abril do ano passado, ao fazer reparo na tubulação da rede d´água que abastece parte da região do São Caetano, na avenida Manoel Chaves.  Ele estava dentro de um buraco no exato momento em que uma das encostas cedeu. Um outro funcionário saiu bastante ferido e outros três conseguiram escapar ilesos.

Foi também por falta de segurança no trabalho que dois operários da estadual Embasa morreram enquanto faziam reparos na rede de abastecimento, no muncipio de Eunápolis, no extremo-sul baiano. O acidente ocorreu na semana passada. A obra não era supervisionada pelo engenheiro responsável, segundo denunciado.

Fonte: http://www.pimentanamuqueca.com.br/?p=58436

Dentro do Campus

 
Altere o tamanho
da letra:



 Enviar
 por e-mail

 Versão para
 impressão
Leia outras matérias de Dentro do Campus de hoje
08/11/2010


Crea/SP promove Workshop de Engenharia de Segurança do Trabalho. Unisanta será homenageada


A Universidade Santa Cecília (Unisanta) será homenageada durante o Workshop de Engenharia de Segurança do Trabalho promovido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea/SP), nos dias 12 e 13/11. O evento será realizado na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos, Rua Dr. Artur Assis, 47 - Boqueirão, Santos.

A iniciativa é da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho do CREA/SP, em comemoração aos 35 anos do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Unisanta.

Workshop
A abertura do evento será às 8h30, com a presença da Reitora Unisanta, Profa. Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado; do Prefeito Municipal de Santos, Eng. João Paulo Tavares Papa, do Presidente do CREA/ SP, Eng. José Tadeu da Silva; do Presidente da CODESP, Eng. José Roberto Serra; do Gerente Geral da UOBS - PETROBRÁS; Eng. José Luiz Marcusso, entre outras autoridades.

Às 9h os temas serão A Cadeia Logística Segura, a cargo do Prof. Dr. Eduardo Mário Dias e Prof. Dr. Caio Fontana - GAESI-PEA-POLI-USP e Desenvolvimento e Segurança - uma visão empresarial, por Luiz Antonio de Mello Awazu - Cia. Bandeirantes. Às 10h20 será ministrada a palestra Atualidades e Perspectivas para a Segurança do Trabalho na área de Portos e Transportes, pelo Juiz Federal do Trabalho, José Augusto do Nascimento e pela Gerente Regional do Trabalho e Emprego em Santos, Rosângela Mendes Ribeiro Silva. O Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unisanta, Áureo Pasqualeto Figueiredo, será mediador dos debates deste horário.

No período da tarde, às 14h20, o assunto abordado será a Formação de Grupos de Trabalhos para definição das melhorias e aperfeiçoamentos das atividades em benefício do trabalhador, ministrado pelos Coordenadores de Câmaras Estaduais e/ou representantes da Engenharia de Segurança do Trabalho dos Creas. Encerrando o dia, às 16h, acontecerá a apresentação de documento elaborado no painel anterior. Dia 13/11, das 8 às 13h, acontecerão as visitas técnicas ao Porto de Santos.

Outras informações pelos telefones: (13) 3288-1110 ou (13) 3284-8840. Entrada franca.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade Santa Cecília


Fonte: http://www.universia.com.br/noticia/materia_dentrodocampus.jsp?not=61763





Nenhum comentário: