quinta-feira, novembro 25, 2010

Curso da Defesa Civil prioriza cidades afetadas por desastre



Data: 24/11/2010 / Fonte: MS Notícias

Campo Grande/MS - A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MS) e a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, promovem até sexta-feira, 26, o Curso de Gestão Integrada em Defesa Civil. A formação está sendo realizada na sede do Comando Geral do Corpo de Bombeiros em Campo Grande, para uma turma composta por 40 gestores em defesa civil e áreas afins, representando 20 municípios.

De acordo com o Coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Ociel Ortiz Elias, foi feita uma seleção de municípios que sofreram com desastres recentemente e assim tiveram prioridade para indicar alunos para participarem do curso.

No primeiro dia do evento, segunda-feira, 22, os dirigentes reforçaram a parceria entre a Sedec e o Estado do Mato Grosso do Sul e o sucesso do Fórum Nacional de Defesa Civil, que aconteceu em Ponta Porã em setembro. Representantes da Defesa Civil nacional elogiaram a grande mobilização do Fórum Nacional e destacaram a importância do mesmo empenho nesse curso, preparado com o intuito de capacitar multiplicados em um momento que o Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec) está em processo de renovação.

O coronel Ociel Elias lembrou que Mato Grosso do Sul é um dos poucos estados que possui em todos os municípios Coordenadorias Municipais de Defesa Civil e disse que a formação em Gestão Integrada vai contribuir para melhorar o trabalho que desempenham. "O objetivo é aproveitar esse momento de diálogo e crescimento para torná-las cada vez mais atuantes e reforçar a prevenção em nossas comunidades", disse.

Já no primeiro dia, os alunos do curso discutiram sobre a atuação das Coordenadorias Municipais no Sindec, conceitos básicos de defesa civil e o posicionamento da Sedec frente à Medida Provisória 494, considerada um avanço, ao formalizar os objetivos e ações da defesa civil no Brasil, e que organiza e dá celeridade à atuação do governo federal em apoio aos estados e municípios em casos de calamidade pública ou situação de emergência. Com a MP, os principais conceitos, filosofia e ações do Sistema Nacional de Defesa Civil que até então eram orientados pelo decreto nº 5.376/2005, passam a ter força de lei.

Outros temas serão abordados como mobilização social, mapeamento de áreas de risco e Sistema de Comando em Operações (SCO). A finalidade das aulas é mostrar a missão dos profissionais de defesa civil e também os objetivos da Sedec em relação às novas políticas de redução de risco e de desastres. No último dia, serão realizados exercícios sobre os assuntos ministrados, além da pesquisa para avaliação técnica do curso.


Fonte: http://www.revistaemergencia.com.br/site/content/noticias/noticia_detalhe.php?id=JajaJ9y5&__akacao=353453&__akcnt=4fd44fb5&__akvkey=2e48&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Emerg%EAncia%20News%20Ed.%2046/10





Nenhum comentário: