quarta-feira, setembro 01, 2010

INTERDIÇÃO EM FÁBRICA DE CALÇADOS(BAURU-SP)


28/08/2010
Fábrica de calçados tem máquina interditada
Lilian Grasiela
Jaú – Auditores da gerência regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em Bauru fiscalizaram ontem a fábrica de componentes para calçados localizada no 7º Distrito Industrial de Jaú (47 quilômetros de Bauru) onde, na madrugada da última quinta-feira, um adolescente de 16 anos teve a mão esquerda prensada. A máquina injetora onde ocorreu o acidente foi interditada, assim como outras cinco prensas, pelo órgão em função de irregularidades.

Segundo o gerente da regional do Trabalho e Emprego em Bauru, José Eduardo Rubo, o órgão investiga ainda o fato de o trabalhador da fábrica ter apenas 16 anos, estar em um horário em que é proibido o trabalho de menores de 18 anos e operar uma máquina injetora usada para moldar solas de calçados, o que somente poderia ser feito por maiores de idade.

"Existem outras questões relativas à segurança que a fiscalização vai dar continuidade, ela não se encerrou hoje (sexta-feira)", diz Rubo.

De acordo com ele, na segunda-feira, os auditores retornarão à fábrica para que os responsáveis pela empresa apresentem documentos relativos às questões trabalhistas, como registro em carteira e comprovante de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros.

No próximo dia 3, segundo o gerente, está agendada nova reunião entre o MTE e a fábrica, desta vez em Bauru, para discussão de questões relativas à segurança do trabalho. No encontro, a empresa deverá apresentar o que está sendo feito para que as máquinas interditadas voltem a operar com segurança.

"Já que a prensa normalmente é interditada por falta de proteção que impeça o acesso da mão do operador às pás de ação da prensa", declara Rubo.
http://www.jcnet.com.br/detalhe_regional.php?codigo=190341

Nenhum comentário: