domingo, setembro 05, 2010

Estrutura do Corpo de Bombeiros é incapaz de atender cidade vertical


 
04/09/2010 às 21:50
  | ATUALIZADA EM: 04/09/2010 às 21:56 | COMENTÁRIO (0)

 

Içara Bahia, do A TARDE

Iracema Chequer /AG. A TARDE
Onze veículos com a autoescada plataforma aérea do Estado estão com defeito
Onze veículos com a autoescada plataforma aérea do Estado estão com defeito

"Se acontecer um incêndio num andar alto desses, Deus livre e guarde, mas vai ser a desgraça nessa cidade. O Corpo de Bombeiros não tem estrutura nenhuma para resolver". A declaração é do presidente da Associação dos Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra-Ba), Marco Prisco Caldas. Com o aumento da verticalização de prédios, questiona-se sobre a estrutura da equipe do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia para atuar nas possíveis ocorrências em altos andares.

Prisco alerta que as 11 veículos com a autoescada plataforma aérea do Estado estão com defeito. Dessas, quatro atendem à capital. O subcomandante do Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), coronel Nelson Vasconcelos, não confirma a informação. "Nós temos viaturas quebradas e outras operando, mas não sei lhe dizer quantas", admite, sem precisar os números.

Para o presidente da Aspra- BA, o que resta a fazer, caso haja algum sinistro, é atuar de forma improvisada. "O que tem que bom nos Bombeiros é o profissional. Ele vai improvisar e arriscar a vida em prol do outro. Não tem estrutura para socorro num prédio alto", reforça.

O coronel Nelson Vasconcelos, por sua vez, garante que os equipamentos, por mais modernos que sejam, não podem dar conta de incêndios em altas edificações. "Equipamento nenhum alcança. A segurança em si está estreitamente dependente dos equipamentos que o prédio deva ter".

Para o engenheiro Eduardo Pedreira, responsável por incorporações imobiliárias da Odebrecht, a escada magirus não atende toda a extensão de prédios altos, como o Mundo Plaza, na Avenida Tancredo Neves, que possui cerca de 110 metros: "Quem tem que dar suporte para a rota de fuga é o prédio".

Pedreira explica que as rotas de fuga são o primeiro item em uma construção. "O projeto é desenvolvido pensando em qualquer sinistro, para que as pessoas tenham a capacidade de evacuar o local sem ter danos. Nós instalamos uma série de equipamentos", diz.

Leia reportagem completa sobre as deficiências no Corpo de Bombeiros na edição impressa de A TARDE desta domingo, 05. Ou acesse aqui a edição digital, se for assinante.

Nenhum comentário: