sábado, agosto 28, 2010

Sem transporte de massa, 700 mil carros travam as ruas de Salvador; assista


 

A 3ª capital do País tem nas avenidas Paralela, ACM e Bonocô, as áreas mais problemáticas

 

O trânsito congestionado atormenta quem precisa se deslocar diariamente pelas ruas e avenidas de Salvador. Além do tempo perdido nos engarrafamentos, o cidadão tem outros prejuízos, como desperdício de combustível, aumento do número de acidentes, da poluição e do nível de estresse. A equipe da Metrópole TV foi às ruas e ouviu o que a população acha do trânsito na cidade. (clique e confira ao lado).

Com três milhões de habitantes e frota de 700 mil veículos (média de quatro habitantes por veículo),  a terceira capital do País tem nas avenidas Luiz Viana Filho - Paralela, ACM, Bonocô e Otávio Mangabeira, as áreas mais problemáticas.

De acordo com a diretora executiva de trânsito da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), Gisnaia Sampaio, as principais ações para amenizar as retenções no tráfego da capital baiana passam pelo monitoramento através dos cerca de 600 agentes de trânsito divididos em sete áreas da cidade (200 em cada turno), o ajuste dos temporizadores dos semáforos, as operações com cones e as sinalizações de trânsito.

O resultado deste esforço do órgão municipal é paliativo e a população sofre com o trânsito a cada dia mais caótico. Ainda segundo Gisnaia Sampaio, a cidade tem três horas de pico no tráfego diariamente. "Realizamos operações com agentes em várias áreas da cidade como o Largo da Mariquita, Avenida Paralela e outros pontos críticos para dar maior vazão ao fluxo de veículos", afirma.

O professor de Transporte Urbano da Escola Politécnica da Universidade Federal da  Bahia, Elmo Felzemburg aponta que a mobilidade urbana em Salvador só vai melhorar quando existir um eficaz sistema de transporte de massa. "Salvador precisa investir em transporte rápido de massa, como alternativa ao deslocamento por automóvel. Investindo principalmente em sistemas de metrôs e ferrovias de subúrbio para alcançar outros destinos. A cidade deveria ter mais de 50 km de metrô já em operação, confortável para atrair também o usuário de automóvel", indica o especialista.

Foto: Dario Guimarães


Reportagem Metrópole TV: Silmara Miranda

Clique no player abaixo e ouça entrevista com o professor da Universidade Federal da  Bahia, Elmo Felzemburg

 
Áudio:

Video e audio em: http://www.radiometropole.com.br/noticias/index_noticias.php?id=VFhwamVrNTZUVDA9

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