quarta-feira, agosto 18, 2010

Petroleiros protestam contra falta de segurança em plataformas



 


 


 
Petroleiros protestam contra falta de segurança em plataformas
Agência Brasil

O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) quer fazer uma manifestação na próxima segunda-feira (16) para tornar públicas as denúncias que tem recebido sobre descaso na área de segurança do trabalho e de falta de higiene nos locais de trabalho e de descanso da plataforma P-33, da Petrobras. Na ocasião, serão lembrados os 26 anos da explosão da Plataforma de Enchova, na Bacia de Campos. O acidente ocorreu no dia 16 de agosto de 1984, matando 37 petroleiros.

O Sindipetro-NF diz que os equipamentos usados nas inspeções de segurança da Petrobras são contraindicados pela entidade. O sindicato também pediu ao Ministério do Trabalho a interdição da plataforma P-31, apelidada de "sucatão", no Campo de Albacora, localizado na Bacia de Campos.

Segundo o coordenador-geral do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, o sindicato tem recebido denúncias de problemas em outras plataformas. "Já tivemos dois casos na Bacia de Campos, na P-33 e na P-35, em que o trabalhador pisou numa grade enferrujada e caiu porque ela vazou. A sorte é que ele não estava no último piso da plataforma, senão teria caído no mar", afirmou Rangel.

A Marinha e a Agência Nacional de Petróleo (ANP) fizeram hoje (11) uma vistoria na P-33, também na Bacia de Campos. A Petrobras afirmou, por meio de sua assessoria, que as inspeções seguirão e que "nenhum dos equipamentos compromete a segurança das operações e o estado de ferrugem é normal". Segundo a estatal, a plataforma P-33 está em dia com a certificação e com a inspeção anual "feita por profissionais habilitados", desde 1999.



Fonte: Jornal do Comércio/RS
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=36840






Nenhum comentário: