sexta-feira, agosto 20, 2010

DICAS DE SEGURANÇA: CUIDADO COM A AQUAPLANAGEM!

A estabilidade de um veículo depende do contato entre os seus pneus e o solo. À medida que a velocidade aumenta, esse contato diminui, devido à penetração de ar entre a pista e o veículo, podendo vir a desaparecer em dias de chuva, com um maior volume de água ou poças no pavimento.
 
A falta de aderência do pneu com a pista, em dias de chuva, faz com que o veículo derrape e o condutor perca o controle. Esse processo é chamado de aquaplanagem, que significa que o pneu está rodando sobre o topo d'água, ao invés de rodar sobre o pavimento.
 
 
Este tipo de acontecimento pode ocorrer com velocidades baixas, próximas de 50 km/h, mas o carro não perde totalmente o contato com o solo. Acima de 80 km/h, os pneus podem deixar de ter total aderência, tornando mais fácil um acidente.

 
As rodovias possuem sistemas de escoamento, drenagem e captação de águas pluviais, porém quando a intensidade da chuva é muito forte (acima do normal) estes dispositivos podem levar um tempo maior para cumprir suas funções e é aí que pode ocorrer a aquaplanagem.
 
Em dia de chuva, adote velocidade compatível com as condições e o tipo de pista de tráfego, reduzindo-a em relação ao deslocamento em pista seca;

 
Utilize pneus novos ou em bom estado de conservação, com o mínimo de 1,6mm de banda de rodagem;
 
Calibre os pneus segundo as especificações do fabricante e do veículo, pelo menos uma vez por semana;
 
Mantenha a suspensão em bom estado.

Nenhum comentário: