domingo, julho 04, 2010

Chuva de dois dias já é 65% do previsto para julho - SALVADOR/BA

 


03/07/2010 às 21:28
  | ATUALIZADA EM: 03/07/2010 às 22:41 | COMENTÁRIO (0)

 

Aguirre Peixoto | A TARDE

Thiago Teixeira | A TARDE
Casa soterrada cheia de barro na porta em Nova Brasília, perto da Estrada Velha do Aeroporto
Casa soterrada cheia de barro na porta em Nova Brasília, perto da Estrada Velha do Aeroporto
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



A forte chuva que cai durante o feriadão em Salvador deixa os soteropolitanos preocupados. Só nos dois primeiros dias de julho, a Defesa Civil já contabilizou 120 mm de chuva, 65% da quantidade prevista para todo o mês (184,9 mm).

Na Estrada Velha do Aeroporto, o deslizamento de terra em uma curva da Avenida Aliomar Baleeiro atingiu algumas casas localizadas abaixo da encosta, mas não causou feridos. O clima no local, entretanto, é de medo. "As casas alagaram de madrugada e ninguém conseguiu mais dormir. Estamos com medo do que pode acontecer nessa noite. Está chovendo sem parar", disse Márcia dos Santos, 32 anos, moradora de uma das casas afetadas pelo deslizamento de terra.

O local preocupa ainda mais porque está situado em um ponto de grande fluxo de veículos, o que intensifica o risco de abalos na estrutura (o chão treme quando passam ônibus ou caminhões). Uma ponte de um metro de comprimento e somente 30 cm de largura é a única via de passagem para os moradores saírem de suas casas e chegarem à via principal da Estrada Velha do Aeroporto, mas também está com os alicerces comprometidos após o deslizamento e corre o risco de ceder a qualquer momento. "Minha irmã está grávida de três meses e abandonou a casa porque está arriscado desabar a terra por cima", contou Efigênia dos Anjos, 38, que está abrigando a irmã temporariamente em sua casa, que também está em área de risco.

Como a previsão é que as chuvas continuem neste domingo, os moradores estão preocupados. "Só vem alguém nos ajudar quando morre gente", critica Márcia.

Até 20h, a Defesa Civil (Codesal) havia registrado 150 solicitações. A maioria foi de deslizamentos (61), seguidos por ameaças de deslizamento (21) e ameaças de desabamento de imóvel (18). Também foram registrados alagamentos e desabamentos de muro. Segundo a Codesal, há 540 áreas de risco em Salvador, onde moram cerca de 100 mil pessoas.

A travessia Salvador-Mar Grande está suspensa por causa do mau tempo, porém a travessia Salvador-Bom Despacho permanece em funcionamento.

Fonte: www.atarde.com

Nenhum comentário: