quarta-feira, abril 28, 2010

VOCÊ ANDA ESTRESSADO(A) NO TRABALHO?!?!?



 

 

O estresse não é propriamente uma doença e sim, um estado do organismo quando submetido ao esforço e à tensão. Numa situação estressante, o corpo sofre reações químicas normais que preparam o organismo para enfrentar a situação. O prejuízo entretanto acontece, quando as situações estressantes são contínuas e o organismo começa a sofrer com as constantes reações químicas que se sucedem, sem que haja tempo para a eliminação dessas substâncias e sem o tempo necessário para o descanso e recuperação física e emocional.


SINTOMAS DO ESTRESSE

Exatamente por não ser uma doença propriamente, os sintomas do estresse são indefinidos e ao mesmo tempo abrangentes. Podem ir desde uma dor de cabeça, distúrbios do sono, irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração ou tensão muscular, a dificuldades respiratórias, dificuldade de memória, problemas digestivos, pressão alta, problemas cardíacos, e até mesmo distúrbios psíquicos como síndromes, depressão e pânico.

CAUSAS DO ESTRESSE

Entre inúmeras causas emocionais do estresse no ambiente de trabalho e na vida pessoal, podemos citar basicamente três principais: Alto padrão de exigência pessoal, medo e frustração.

O tipo de vida que nos auto-impomos, onde pensamos ser necessário obter muito mais recursos financeiros do que realmente necessitamos, nos exige mais esforço para cumprir o padrão estabelecido e nos coloca diante de conflitos na vida profissional onde há cada vez mais competição e menos espaço.

O PERFIL DO 'BOM PROFISSIONAL'

O perfil do que se diz ser de um bom profissional para as empresas, passa por características únicas, em que a dedicação á empresa é total, para quem quer seguir uma carreira imprescindível se torna uma pergunta:
QUERO SER UM PROFISSIONAL DE CARREIRA??? Se a resposta for SIM, então prepare-se para as dinâmicas das rotinas administrativas e tenha um jogo de 'cintura' acentuado e sem pena de você mesmo(a) para equilibrar tudo o que desejou para si, ou seja, se casou, se tem filhos(as), cachorro/peixe/planta, todos requererão sua atenção integral. Exigências de um bom profissional: Criativo, ótima comunicação, competente, disposto, grande poder de concentração, sabe mandar e sabe receber ordens. Sabe ouvir e se colocar, sabe estimular o crescimento do grupo e dos indivíduos além de almejar também para si e para a empresa, o crescimento. Tem muito boa aparência e alto grau de compreensão do comportamento humano e sabe lidar com ataques histéricos de seus patrões, sem se abalar quando chamado de incompetente, ou quando for colocado sobre seus ombros a responsabilidade de um erro a respeito de algo que na verdade não lhe competia, pois tem alto poder de análise e um emocional impecável e saberá discernir, esclarecer e apaziguar o conflito, sem se abalar. Deve sempre estar pronto para se dedicar de corpo e alma a empresa, sem hora para terminar um serviço e jamais deixar que seus problemas pessoais interfiram em seu trabalho. Precisa saber lidar com as constantes frustrações positivamente e jamais temer, pois tem confiança, coragem, ímpeto, bom humor e vitalidade contagiante. Não fica doente, não fica cansado, não falta nunca ao trabalho, e com prazer, trabalha durante suas férias quando requisitado. Quando se tratar de uma mulher, que não tenha filhos de preferência e que não engravide. E o mais importante, não ganhe mais do que a empresa acha que vale seu trabalho, ou que esteja disposta a pagar.

Esse mesmo padrão utópico profissional, é estabelecido também para diversos setores de nossas vidas, pois existem padrões estéticos onde a beleza física é um padrão irreal, que existe apenas nas revistas e passarelas.

Existem também inúmeros padrões para os comportamentos e sentimentos, onde são estabelecidos padrões para o comportamento ideal dos pais com os filhos, de filhos com os pais, padrões para as amizades, para os relacionamentos amorosos, enfim, temos padrões e caixinhas fechadas em todos os setores de nossas vidas, onde devemos nos encaixar de uma forma ou de outra.

Como então, não se auto exigir tanto, nem ter medo ou se sentir frustrado diante de tão negro quadro?

Tente ao menos pensar a respeito, sentir se você realmente concorda, quer e aceita entrar para viver dentro dessas caixinhas apertadas?

Procure investigar a verdade de seus sentimentos, desejos e preparo pessoal!

É realmente impossível viver sem o carro do ano? Você trabalha no que realmente gosta e tem talento? Você não acha que pode ser amado pelo que é em vez de ser amado pela sua aparência? Quem é você? No que deixou os padrões transformar sua vida?

CONHECE-TE A TI MESMO...

Não adianta reclamar que o patrão, a empresa, a esposa, os filhos, o marido, não conseguem enxergá-lo, se na verdade nem você mesmo se conhece o suficiente para mostrar a eles quem é!

Pare! Dê um tempo para se descobrir e perceber que pessoa maravilhosa você é!

Autoconhecimento. Não há como viver feliz e realizado sem ele, pois não há como você viver sem que conheça quem está realmente vivendo a vida que diz ser sua! Quem vive sua vida? Você ou um padrão, um personagem?

A ESFINGE...

Estamos todos diante do enigma da grande esfinge:

Decifre-me ou eu te devorarei!

E a esfinge, somos nós!

A esfinge é você!

Decifre a si mesmo, ou poderá ser devorado pelo personagem que criou sem perceber!

Preste atenção aos sintomas que descrevi acima, faça uma auto-observação
e tome uma atitude consciente! Você merece! Faça isso por si e pelas pessoas a sua volta!

TRATAMENTO ANTI-ESTRESSE

Gostaríamos de propor nesse momento, que dedique alguns minutos a si, que se permita um pouco de alívio para a tensão e o estresse acumulado.

Você não acha que merece?

Pois saiba que só existe uma cura para o estresse: Atitude

Não adianta que a medicina esteja avançada e preparada para lidar com os distúrbios ligados ao estresse, pois o inicio e o fim de tudo isso, repousa e depende de sua atitude.

Tenha uma atitude positiva em relação a si!

Aprenda a relaxar para aprender como lidar com o estresse, pois o mundo pode não mudar, mas sua atitude perante o mundo pode mudar e muito!

RELAXE! APRENDA! É FÁCIL! VOCÊ PODE E MERECE!
MEDITE/ORE - RELIGUE-SE AO SEU EU VERDADEIRO!!!
SAÚDE É SINTONIA COM O SEU AUTO-DESCOBRIMENTO PESSOAL: MATÉRIA E ESPÍRITO!!!
BOA SEMANA!!!
Fonte: Comportamento Organizacional - Andrew J. Dubrin
Vera Calvet
 
 

Nenhum comentário: