quarta-feira, abril 14, 2010

O QUE É ISSO COMPANHEIRO?

Por Manoel Trajano

Salvador, Bahia, Brasil, 9: 30 h, céu nublado,venta forte na capital baiana e a chuva cai em pleno mês de março,fortalecida pela ressaca da maré que vem em direção a Avenida Magalhães Neto,na Pituba. É dia 14 e a galera pendurada para trabalho na fachada e detalhe,de vidro.

Como se já não bastasse o amadorismo brasileiro das empresas de serviço em altura e das construtoras que ignoram,desrespeitam e agridem as Normas Regulamentadoras vigentes, principalmente trabalho em altura,contemplada na NR-18 e associada às Normas Técnicas da ABNT vigentes vemos o quanto valem os trabalhadores em pleno século XXI, muitas vezes obrigados, coagidos e assediados moralmente a cumprir tarefas que não lhes dão outra opção senão "faz ou vai embora".

Estou partindo da premissa que estamos lidando com profissionais sérios, diplomados seja em níveis técnicos e superior,outros especializados que não estejam sendo coninventes com tamanho descaso como vemos nas fotos. Senhores Engenheiros Civis, de Segurança do Trabalho e de Produção.Senhores Técnicos de Segurança do Trabalho,Mestres de Obra e Encarregados. Acordem para a vida e vamos acabar com cenas como essa em plenas condições adversas e agressivas ao ser humano e ao bomsenso. Atenção Senhores Fiscais do Município e do SRTE! Todos estão sendo coninventes diante do absurdo que vemos diariamente no Brasil e nos deixa preocupados do que está acontecendo nos interiores afora ainda rola trabalho escravo e/ou infantil. Não somos China nem Índia,mas estamos bem longe ainda da Europa e Estados Unidos,Canadá,Austrália por fruto dessa nossa falta de responsabilidade para com os homens e a Vida. Em tempos de câmeras portáteis,principalmente em telefones celulares como essa, não se admite mais testemunharmos cenas dantescas como as presentes!

Nenhum comentário: