quarta-feira, abril 07, 2010

STV informa - OBSESOS: Mais um motivo para emagrecer - Prevenção de maior gravidade de lesões em caso de acidentes




Homens obesos têm mais chance de se ferir gravemente em um acidente de carro

Por Ana Carolina Prado

Uma pesquisa feita pelo Medical College of Wisconsin, nos Estados Unidos, e pela Universidade de Zhejiang, na China, revelou que homens obesos* apresentam risco maior de se ferir em um acidente de automóvel do que homens com peso normal ou mulheres obesas. E tem mais: os ferimentos se concentram principalmente na região superior do corpo, compreendendo a coluna vertebral, tórax, abdômen, rosto e cabeça.

O que causa essa diferença? Os cientistas acreditam que, como os homens obesos acumulam mais gordura na parte superior do corpo, enquanto as mulheres concentram na parte inferior. Uma mudança abrupta na velocidade do automóvel em um acidente pode distribuir mais força na parte superior, ocasionando ferimentos mais graves.

Os cientistas analisaram uma base de dados que inclui milhares de passageiros ou motoristas de carros e caminhões com pelo menos 18 anos de idade envolvidos em acidentes com colisões frontais ocorridos entre 2001 e 2005. Eles excluíram pessoas cujo peso era desconhecido e levaram em consideração aspectos como o tipo do veículo, o uso do cinto de segurança e as condições do tempo para avaliar se eles influenciaram os resultados. Também foram feitas simulações em computador dos acidentes para que pudessem observar as lesões resultantes de acordo com a massa corporal.

*O Índice de Massa Corporal (IMC) é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de obesidade e é calculado dividindo-se o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em m). O IMC entre 25 e 30 indica que a pessoa está acima do peso; já um índice superior a 30 aponta obesidade.

-- Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/superblog/227764_post.shtml
 

Nenhum comentário: