domingo, abril 04, 2010

SEGURANÇA Á DERIVA

Por Manoel Trajano*
Nesta tarde de sábado de aleluia eu pude constatar de uma vez por todas o caos que se encontra o sistema de travessia Salvador-Ilha de Itaparica através da concessão a uma determinada empresa operadora do sistema e que me recuso a citar o nome e que voces podem consutar no site da AGERBA, a reguladora do Goverdo do Estado da Bahia que fiscaliza,regulariza e acompanha as atividades do sistema Ferry-Boat em Salvador e isso inclui obviamente as questões relacionadas a segurança do trabalho e da vida. Não preciso ser marinheiro,nem comandante,nem especialista em engenharia naval para notar e denunciar o completo desleixo, descaso, imprudência e coninvência para com a população ignorante acerca de prevenção de acidentes e porque nao dizer em clima de Semana Santa as palavras do Mestre Jesus"Pai,perdoa-os pois eles não sabem o que fazem" ou será que sabem e ignoram? Repare na primeira foto que a área está isolada por cones que limitam a ocupação dos veiculos,cujas vagas deveriam ser deles,afinal pagaram para isso, nesta embarcação apelidada de Dose Dupla,cujo nome oficial é Ferry Boat Agenor Gordilho. A área reservada em pleno convés de aço e com poças d´água foi destinada a jovens que consumiam bebida alcóolica entre brincadeiras, conversas e descontraçâo numa área que é PROIBIDO A CIRCULAÇÃO DE PESSOAS,sob o risco de quedas, atropelamentos (um veiculo pode estar destravado ou com trava defeituosa) com consequente lesão e até mesmo,morte.

Pode-se reparar que mesmo na área alem dos cones, o que implica na coninvência do comando da embarcação, há pessoas entre os carros livremente e sujeitas ao balanço das ondas, de balanço dos veiculos porventura soltos e claro,partindo de uma cega confiança de que há ponte suspensa não tenha risco de ruptura, deslocamento acidental e outras coisas mais. Mesmo que se trata-se de um lindo dia de sol, de mar calmo, jamais essa situação deveria ser permitida. Já abordamos em nosso site http://trajanoenseg.blogspot.com sobre Prevenção de Acidentes no sistema Ferry Boat numa ação proativa do Programa Segurança com Inclusão Social porque Deus sabe porque estas dicas não são amplamente divulgadas a populaçao. As pessoas dividem espaço e andam no meio dos veiculos pequenos,médios,grandes,sejam eles caminhões e caminhonetes sob os olhares omissos da tripulaçâo que não inibe isso sob a alegação de reações populares ou teimosia.

Falando em omissão, ao ir para o outro lado da embarcação para observar a aproximação do meu destino(não reparem que o carros estão invertidos, é assim mesmo,é como se a embracação fosse de ré,numa linguagem bem rasteira e leiga). Aliás tente adivinhar porque estes carros não estão ocupando adequadamente as vagas, longitudinais. Resposta: porque a área la na frente estava reservada a um grupo de jovens com cervejas nas mãos,isolados pelos cones. Definitivamente, a operadora do sistema,a empresa avacalhou de vez. Se vocês ainda não perceberam,vejam que cena linda em que estão sentados um senhor e uma criança apoiados literalmente na rampa móvel, de aço, além dos limites da linha amarela limítrofe. Quando perguntei a um tripulante se ele não estava vendo perigo naquela situaçâo ele me respondeu dobrando a boca e sorrindo "fazer o quê, se chamarmos a atenção ele diz que pagou a passagem"ao que repliquei "mas vocês são as autoridades aqui...". Ele dobrou a boca e saiu em silêncio. Você pensa que resolveu? Veja a foto seguinte:

Chegou mais gente, até o vendedor de picolé se escorou para vender. Outros subiram junto ao pilar lateral para tirar foto. O turista que passa aqui. vê isso e vai embora leva a imagem dessa esculhambação, amadorismo, negligência e depois nem sabem que aqui tem profissionais sérios,tem Engenharia e Prevenção de Acidentes,por causa justamente destes irresponsáveis que administram o sistema público e privado de transportes terrestres,marítimos e quem sabe áereos neste Brasil ainda criança, que tem muito a aprender com o Velho Mundo. Brincamos com a sorte por não ter com frquencia de grandes tragédias e multivítimas. Esperamos para ver na inércia de cada dia. O mesmo ferry colocou televisores escondendo a anteriormente existente placa de SENTIDO DE ABANDONO. Existem medidas eficazes de se prevenir acidentes, basta querer. O investimento é baixo quando comparado com os custos de um acidente,principalmente com lesão e pior ainda,com morte. Este artigo foi um desabafo que não podia esperar. Estou enaminhado para a mídia e para a AGERBA pois se os leigos não enxergam, alguém com um pouco de visão da área e com o juramento feito na Universidade não pode fechar os olhos para tamanho absurdo e depois termos que ouvir aquele personagem de desenho animado dizer "eu te disse,eu te disse..." caso uma tragédia ocorra. Isso é PREVENÇÃO.
* Manoel Trajano é Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho














Nenhum comentário: