quarta-feira, abril 14, 2010

EXEMPLO DE TUDO DE RUIM NA AREA DE SEGURANÇA DO TRABALHO,A CHINA ESTÁ MUDANDO...

PEQUIM - O Governo chinês anunciou o início de uma campanha em nível nacional para certificar a segurança no trabalho a partir desta segunda-feira, depois dos desastres ocorridos no país asiático os últimos dias.

Segundo publicou neste domingo, 4, o jornal oficial Diário do Povo, a comissão de Segurança Laboral do Conselho de Estado (Executivo chinês) tomou a decisão de iniciar as inspeções, que se prevê que durem durante dois meses.

"Sérios acidentes aconteceram sucessiva e recentemente em algumas áreas e indústrias, o que demonstra negligências e omissões na gestão da segurança laboral e graves violações das leis e regulações", explicou o comunicado emitido pelo organismo.

As investigações se centrarão sobretudo em quatro setores: minas, indústria química, transporte e indústria pirotécnica, depois que todas elas tenham protagonizado em 2010 vários incidentes que causaram dezenas de mortos.

O Governo chinês assegurou que a campanha de controle incluirá tanto a autoavaliação das próprias empresas, como as inspeções públicas e oficiais, que fiscalizarão as medidas posteriormente.

Com cerca de dez mil mortos ao ano, a China registra o índice de mortes em acidentes de trabalho mais alto do planeta, concentrado em sua maioria no setor mineiro.
 
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,pequim-lanca-campanha-nacional-de-seguranca-no-trabalho,533489,0.htm

07/04/2010 - 14h09min

China lança campanha sobre segurança de trabalho em minas

Agência Estado

O governo central chinês lançou campanha nacional contra as violações às regras de segurança em minas e em outros locais de trabalho arriscados, enquanto surgem mais detalhes sobre as causas do acidente numa mina de carvão no norte do país que deixou 153 trabalhadores presos em seu interior, 115 dos quais foram resgatados mais de uma semana mais tarde.

A Administração de Segurança no Trabalho divulgou, nesta quarta-feira (7), ordens para uma série de amplas inspeções nas minas, fábricas de produtos químicos, estradas de trem e outros locais perigosos de trabalho após "muitos acidentes sérios" envolvendo grande perda de vidas e propriedade". As inspeções devem ser realizadas até o final de maio.

Na mina de Wangjialing na província de Shanxi, norte do país, onde os mineiros ficaram presos por causa da água que penetrou pelos poços e túneis no final de março, equipes de resgate recuperaram mais corpos nesta quarta-feira, elevando o número de mortos para nove. Integrantes da equipe de resgate disseram ter descoberto o local onde 29 mineiros continuam presos e tentavam chegar ao local. Não está claro se eles continuam vivos.

Túneis e poços desconhecidos representaram sérios riscos em Wangjialing. O desastre na mina aparentemente ocorreu quanto os trabalhadores que abriam um túnel atingiram um poço abandonado que estava cheio de água, disseram funcionários de segurança.

Além disso, segundo um funcionário de segurança que estava no local nesta quarta-feira, houve falhas dos operadores na construção da mina, que não seguiram os padrões de práticas de segurança.
A pressa em iniciar a extração de carvão o mais rápido possível - a mina deveria começar a produzir ainda neste ano - fez com que os gestores aprovassem a construção de um longo túnel em toda a extensão do veio de carvão, sem concluir os túneis auxiliares necessários para drenagem e transporte

O funcionário disse que essa decisão levou a enchentes ainda maiores e tornou mais difícil evacuar os mineiros quanto a água começou a invadir os túneis. Um relatório anterior diz que os operadores da mina mantinham uma quantidade muito grande de homens no local, comprometendo a capacidade de retirá-los da mina.
As informações são da Dow Jones.  


Fonte: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=24944&codp=76&codni=3

 

Apoio na informação: http://trajanoengseg.blogspot.com

Nenhum comentário: