terça-feira, dezembro 08, 2009

TECNOLOGIA E SAÚDE CAMINHAM EM DIREÇÕES OPOSTAS NA INFORMÁTICA












Por Manoel Trajano
Enquanto muitas pessoas admiram o crescimento da tecnologia no sentido da praticidade,da portabilidade,da facilidade outras se preocupam com suas consequencias a curto,médio ou longo prazo nos efeitos negativos que pode ocasionar ao corpo e a mente,pelos danos psicológicos que podem trazer.


Estou me referindo aos computadores que no seu inicio eram ábacos,se tornaram enormes,gigantes com pouca memória,da ordem de alguns megabytes de HD(hard disk) ou Winchester(referência a marca de rifle) e que foram evoluindo para computadores menores,chamados PC,ou Personal Computer,os computadores pessoais tradicionais,aqueles compostos de Monitor,Teclado,Caixas de Som,CPU(Central Processing Unit)ou Unidade de Processamento de Dados-UPC,que é o microcomputador propriamente dito,alcançando hoje memória RAM de 2 Gb e HD de 160 Gb ou mais,muito mais. Essa fase promoveu revolução nos conceitos de Medicina e Engenharia de Segurança do Trabalho na medida em que,através da NR-17-Ergonomia,se aprimorassem as questões relacionadas ao conforto e bem-estar do trabalhador no que tange a postura,posição de mãos e braços,apoio para os pés de forma a melhorar nossa circulação,enfim as empresas foram orientadas a se adaptar e diminuir assim nossos tristes índices de DORT - Doença Osteo-Muscular Relacionada ao Trabalho,em especial a LER-Lesão por Esforço Repetitivo,sua maior responsável por ocorrências que muitas vezes são irreversíveis e daí o proque me refiro a danos psicológicos pois certas pessoas perdem a capacidade de alguns movimentos básicos como abraçar,erguer os braços e inabilitam-as a certas atividades,muito comum em setores de tele-marketing,caixas de supermercado e bancários.


A criação dos notebooks deu a muitos profissionais a liberdade de transporte,mobilidade,praticidade,dinâmica,agilidade entre outras com operações cada vez mais fantásticas como conexão WI-FI ou via Modem Celular,ajudando a realização de palestras,treinamentos,vendas,investimentos,comunicação e tantas outras. Mais recentemente vem crescendo a venda dos netboooks,muito menores,mais leves e práticos. E aí vem o perigo que muitas pessoas não estão enxergando: as horas de uso que estão relacionadas a má postura,posição das mãos e braços e alinhamento do campo visual.

Jamais esses dois ultimos deverao substituir os PC pela sua função e respeito a saude. São feitos para uso rápido(até 2 h) de prefeencia nao diárias,ao contrario do que está acontecendo hoje.Os apelos de marketing do setor imobiliario ja ilustram na decoraçao os note e netbooks no lugar dos PC nos quartos dos jovens ou da sala,cada vez menores e coloridos.


Os shoppings ja adotam medidas de suspensao do serviço WIFI no horario do almoço para que um usuario nao tire o lugar de alguem que queira simplesmente comer. Temos uma tendencia a adquirir DORT,ou mesmo em condições de lazer e nao trabalho desde cedo por crianças e jovens,porque os pais nao estao atentos a isso.É certo que o PC ocupa espaço é verdade mas é preciso moderação.Não compensa o risco de substituí-lo por questoes de status e decoração.

Se voce estiver num note ou netbook agora,repare na sua postura e como está digitando para ler esse texto ou ate me responder,comentando,concordando ou não com o que estou afirmando. Mesmo em PC devemos ter moderação para evitar exposição demasiada dos olhos levando a fadiga visual. Visite sites como http://www.abergo.org.br/ e procure por dicas de ergonomia,ciencia tão ignorada aí pela população e por muitos profissionais de segurança do trabalho.

Um comentário:

Jaime Khoury disse...

Amigo,

Gostei das suas considerações. A prevenção é primordial para uma vida plena, com saúde e bem-estar. Abração!