sexta-feira, dezembro 11, 2009

SEMÁFOROS E NOSSA (FALTA DE)EDUCAÇÃO

Por Manoel Trajano
Diante do crescimento desordenado das cidades e junto com ela a crescente falta de educação dos condutores de todos os tipos de veículos e tambem dos pedestres ante a correria,ansiedade,inquietação e imprudência que assola as cidades de médio e grande porte brasileiras somado a incompetência administrativa e técnica dos gestores públicos municipais,tenho notado um fato interessante em minha labuta diária.
Os condutores tem praticado algo perigoso e de alto risco em nome da cortesia colocando em risco a vida dos pedestres ao ignorar o semáforo na posição de liberação de passagem aos veículos,ou seja verde para eles e vermelho para os pedestres. Não será novidade se em uma das faixas ou entre elas surgir uma moto,bicicleta ou outro veículo que está com razão concentrado no semáforo. Conforme a própria legislação de trânsito vigente do CONTRAN,o pedestre tem prioridade quando não há semáforo e ainda assim ele deve ter atenção se efetivamente todos os veículos pararão. Diante da presença de um agente de trânsito esse tem autoridade e prioridade sobre o equipamento que poderá estar com defeito(sugere-se desligar o equipamento,pois já vi conflitos de sinais e de informações,porque o agente não o fez e quase teve briga com condutores).
A questão quando falamos de falta de educação não quer dizer que a pessoa é má,mas nesse caso fazer cortesia ignorando uma orientação legal e eletrônica justificará porque "de boa intenção o inferno está cheio" e é para lá que irão vítimas e culpados. É preciso bomsenso,prudência e equilíbrio de ambas as partes,condutores e pedestres. Já disse outras vezes e repito,não há Engenharia de Tráfego em Salvador e acredito que na maioria das grandes cidades brasileiras.Em minha cidade natal,Santo Antônio de Jesus,já se chegou ao ponto do absurdo de motocilcistas e bicicleteiros pararem no meio da pista para bater papo enquanto os condutores de automoveis tentam passar,e os primeiros ainda acham que estão certos porque são maioria.Andam de forma aleatória,inconsequente e irresponsável e falta pulso das autoridades locais.
Outro problema são os tempos cronometrados que não estão de acordo com o tipo de via.Há excessos irritantes em vários semáforos e excesso de semáforos em curto intervalo de tempo em detrimento de se fazer passarelas. Até recentemente aqui na Avenida Tancredo Neves existia uma faixa com semáforo e outra sem semáforo.Esta última tinha uma placa educativa da SET(agora se chama TRANSALVADOR) com os dizeres "pisou parou". Todos tinham medo de pisar com medo de perder o pé.Eu mesmo ja havia tentado mas um veículo do proprio órgão avançou me ignorando. Denuncei a placa e o numero ao serviço da prefeitura Salvador Atende 156 e como era de se esperar,não deu em nada. Para minha surpresa maior,colocaram semáforo e tiraram a placa.Acreditem! Em menos de 100 m tem-se dois semáforos e o pior de tudo não são alinhados.Isso é engenharia de tráfego? Cadê o CREA? Cadê o MP?Socorro!
Quando fui resolver um problema burocrático no órgão,totalmente mal conservado,quase depenado(não sei para onde vão o dinheiro das multas que não ajudam o proprio orgao e melhores condições de trabalho aos servidores publicos de la) vi espalhadas cartilhas para educação no trânsito para pais não engarrafarem nas portas das escolas. Nunca vi nas ruas está campanha,nem na televisão e o site é pouquissimo divulgado.Era para ter blog,divulgaçao massiva em todos os setores! Isso é inoperância e despreparo. "E tome obra"como diz a música...
Nossa sociedade é mal educada sim,queremos levar vantagem nas filas de banco,dos carros,cortar os outros,ignoramos o semelhante. E temos a coninvência de pessoas despreparadas e que ganham mal para isso.Claro que eles não tem culpa.São tão vítimas como nós,mas não se esforçam e nem praticam a ética,o bomsenso de ajudar a melhorar.
Ah,e ainda tem o semáforos piscantes amarelos e vermelhos nos principais cruzamentos com avisos de letras no formato 10 do Word que só enxerga quem criou,mas fica o alerta para quem trafega: Não pare mas avance com segurança.O amarelo continua sendo atenção e o vermelho perigo maior,mas não se iluda,se tiver no verde avance devagar também mas nem tanto para o assaltante não lhe surpreender pois os loucos e embriagados de plantão adoram invadir sinal vermelho nestes cruzamentos(já tomei esses sustos e entendo porque tem tantos acidentes com jovens gritando com a cabeça do lado de fora do carro).
Cortesia é bom mas quando há regras em jogo,seja cumpridor delas.Tenhamos paciência e mudemos este quadro com sabedoria nas eleições,usando os canais públicos de reclamação e nos orientando mutuamente. O trânsito reflete nosso nível de educação e os gestores são nossos espelhos da qualidade dos nossos votos.
Qualquer semelhança desse quadro com sua cidade não é mera coincidência.

Nenhum comentário: