quinta-feira, dezembro 03, 2009

CEIA DE NATAL : SEGURANÇA NAS ÁRVORES E DECORAÇÕES DE NATAL

CETV 2ª Edição
Atenção com as luzes de Natal
É preciso ter cuidado com as instalações elétricas dos piscas


29/11/09

Nessa época do ano, a cidade e as casas se iluminam para a festa do natal. mas é preciso ter cuidado com as instalações elétricas, para que Papai Noel chegue em segurança.
As lojas estão preparadas para atender o consumidor. Uma variedade enorme de piscas de Natal. Os comuns; os de led; cascatas e mangueiras luminosas. Eles são responsáveis pelas belas decorações de Natal que podemos encontrar pela cidade.
Apesar da beleza, as luzes de Natal podem causar riscos. Por isso, é importante tomar alguns cuidados na hora da instalação. Se for uma decoração simples, a pessoa mesmo pode fazer. Agora, se for algo mais elaborado, com muitas lâmpadas, é importante ter a ajuda de um profissional.
Este engenheiro elétrico também orienta que não se deve ligar os piscas junto com outros equipamentos eletrônicos
não colocar os piscas sobre estruturas metálicas, pois o metal conduz energia. Manter crianças e animais longe das instalações. Se tiver algum fio descascado eles podem levar choque.
Na casa da administradora Juliana Cysne, é tradição montar árvore de Natal. Todos os anos ela faz questão de deixá-la iluminada. Os piscas estão sendo usados pelo terceiro ano. Este aqui já foi arrebentado e a ponta isolada com um material que não é apropriado, esparadrapo. Juliana não sabia o risco que estava correndo.
Devemos lembrar que os piscas consomem muita energia. Um pisca comum, com 100 lâmpadas, ligado diariamente durante 10 horas, significa cerca de 7 reais a mais na conta mensal de energia. Já um pisca de led custa 80% menos.
E bom lembrar também que as luzes, apesar de pequenas, consomem muita energia. Um pisca comum, com 100 lâmpadas, ligado durante 10 horas por dia, aumenta em cerca de sete reais a sua conta de energia. Usando um pisca led, o consumo reduz em 80%.

Um comentário:

Darcy Mendes disse...

Uma de minhas missões no final de ano na empresa, é fazer o trenó e casa do Papai Noel para a entrega de presentes aos filhos dos funcionários, mas quando chega a hora de instalar máquina de fumaça, simulador de chama e luzes, é um eletricista que faz todo o trabalho. É muito importante que um profissional faça esse tipo de trabalho para evitar que um acidente estrague o final de ano.