quinta-feira, janeiro 21, 2010

TRIO ELÉTRICO - 60 ANOS


Por Manoel Trajano*

Completando 60 anos este ano o Trio Elétrico,inventado e desenvolvido por Dodô,Osmar(foto) e Temístocles através da famosa fobica agitava as ruas de Salvador,principalmente no Centro da cidade,refeenciada na Rua Chile,Avenida Sete de Setembro,Carlos Gomes entre outras. O veículo sonoro tomou proporções gigantescas,inovando nos quesitos som,visual,acomodações e até mais recentemente um feito de maneira sustentável,à base de biodiesel e já se discute o uso do Gás Natural.


De 15 anos para cá,ano após ano os saltos anuais tem sido gigantescos,com direito a video wall no Trio principal e no carro de apoio,transmissão do sinal dos microfones wireless(sem fio) mas ainda por imprudência de alguns artistas,principalmente famosos,pela ganância e pela vaidade abusam de sua megalomania extrapolando os limites legais dos decibelímetros(atualmente em 108 dB) para ordens de 120 dB ou mais,produzindo uma Poluição Sonora desrespeitosa e que muito dá trabalho a SUCOM - Superintenncia de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município,colocando muitas vezes o folião contra o Fiscal em situação constrangedora,inclusive com risco de agressões.

Para quem não sabe existe toda uma estrutura preventiva em volta da Folia Momesca e em especial com os Trios Elétricos. Antes da festa todos eles são obrigados a passar por uma vistoria na ampla área do Parque de Exposições na Av.Paralela onde recebem o selo de "Vistoriado" pelos órgãos competentes tais como Corpo de Bombeiros,CREA-BA,SUCOM,Defesa Civil Municipal(CODESAL),Polícia Militar da Bahia,Vigilância Sanitária,entre outros.

Observa-se e testa-se entre outras coisas Luz de freio,ré,faróis,extintores de incêndio(na validade),lotação permitida para cada caso,buzina,direção,enfim todos os itens relacionados a segurança do folião,dos artistas trabalhando,do motorista,dos seguranças que protegerão através de patrulha interna,enfim,todos.

Durante a festa faz-se necessário isolamento humano com profissionais de segurança patrimonial ao redor dos veículos(Trio e carro de apoio) e quando na inexistência destes trabalhadores,deve-se ter corda de isolamento ao redor dos mesmos,pois existe o risco de atropelamento e é considerável,principalmente quando se estiver com som alto e qualquer erro pode ser fatal.

Trata-se de um equipamento fantástico,uma verdadeira obra de arte que encanta e surpreende a população local e turistas.Uma invenção baiana que já foi de navio para tocar na Copa do Mundo de 1990 na porta de um estádio de  futebol. Alguns equipamentos hoje possuem camarins luxuosos,confortáveis,internet sem se descuidarem da segurança com escadas de emergência(ou seja,alem da entrada principal)sempre presa na lateral em local de fácil acesso.

As vias da cidade são modificadas para evitar acidentes tais como deslocamentos giratórios de semáforos e placas de sinalização de vias urbanas.Os cabos de telefone que cruzam o caminho precisam ser removidos pelo pessoal de apoio que fica na parte da frente do trio,em cima dele,para evitar que artistas e convidados sejam arrastados pelos mesmos e caiam(ja houveram sustos do gênero).

Resumidamente,o Trio Elétrico,seu projeto,sua construção,inovações de letreiros inclusive de propaganda e deslocamento em circuito passar por toda uma avaliação de Engenharia,que caso não haja,poderá trazer sérios riscos de acidentes,inclusive em questões ambientais,pois os dejetos que acumulam pelas necessidades fisiológicas do folião devem ser jogados em pontos de esgoto pre-definidos pela Vigilância Sanitária Municipal.

O Trio Eétrico é parte de uma enorme festa que está contemplada no Plano de Contingência da Defesa Civil Municipal(CODESAL) em articulação com outros órgãos importantes como EMBASA,SUCOM,LIMPURB,SECRETARIA DE SAÚDE,POLICIA MILITAR,SALVAR,SAMU,CORPO DE BOMBEIROS,entre outros.


*Manoel Trajano é Eng.Civil e de Segurança do Trabalho
 

Um comentário:

trio eletrico disse...

Parabens pelo blog!
Trio eletrico comemora 60 anos
2010 é o ano do trio eletrico no Brasil
trioeletrico.info