quinta-feira, janeiro 14, 2010

Dois milhões morrem por ano vítimas de acidentes de trabalho

07/01/2010 às 08:34


Os acidentes de trabalho estão entre as principais ocorrências lavradas nos últimos anos, mediante diversas profissões desempenhadas na cidade. Esses incidentes se transformam em acontecimentos ruins, resultado da imprudência dos próprios profissionais.

Trata-se também das consequências das atitudes de funcionários que, na maioria das vezes, passam despercebidos perante as normas de segurança do trabalho e não são lembrados pelos seus patrões.

Conforme informações da Previdência Social, o acidente de trabalho é aquele que acontece pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício dos segurados especiais, ocasionando lesão corporal ou perturbação funcional, sendo permanentes ou temporárias, mas que causam morte, perda ou redução da capacidade para exercer a profissão.

O subtenente Vitor César Coimbra, que compõe o 8° Batalhão de Bombeiros de Minas Gerais, revela que a queda de altura e a queda da própria altura são os incidentes de maior destaque entre as ocorrências de acidente de trabalho registradas em Uberaba.

Geralmente, os funcionários que desempenham suas funções às alturas como os pedreiros e os pintores sofrem mais acidentes. Isso também acontece, porque alguns deles deixam de usar os equipamentos de segurança necessários para tal ofício.

Estimativas - Com base em estatísticas do início de 2009, retiradas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), os acidentes de trabalho são a causa de morte de dois milhões de pessoas por ano, em todo o mundo. Ainda segundo estatísticas da organização, esses números representam mais mortes do que aquelas que ocorrem pelo uso de drogas e álcool. Com a soma destes números, cerca de 270 milhões de acidentes não fatais foram registrados, além de 160 milhões de novos casos de doenças no local de trabalho.

Fiscalização - O grande problema é que a fiscalização dos acidentes de trabalho, que pode ser feita pelos fiscais do Ministério do Trabalho ou Corpo de Bombeiros, deveria ser mais rígida, a fim de diminuir o registro de ocorrências.
O Ministério do Trabalho frequentemente abre procedimentos para verificar se empresas e demais estabelecimentos estão fazendo cumprir as normas para promover um ambiente de trabalho mais seguro, mas ainda há muito que se fazer neste sentido.
Os fiscais de segurança do trabalho exigem que as empresas sigam as normas de regulamentação estabelecidas pelo grau de risco que cada atividade impõe e pelo número de trabalhadores em atuação.
No mais, a máxima "melhor prevenir do que remediar" ainda é de grande relevância. Portanto, os profissionais devem ficar sempre atentos e alertas, garantindo assim sua própria segurança.


Renata Vendramini





Nenhum comentário: