quinta-feira, janeiro 14, 2010

Cursan promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Sex, 08 de Janeiro de 2010 10:26

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Cursan, promove entre os dias 11 e 15 de janeiro, no Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº), das 9 às 11h30 e das 14 às 16h30, a ‘Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho’ (SIPAT). A Semana tem como objetivo principal orientar e prevenir os trabalhadores sobre os riscos de acidentes de trabalho. Durante o evento, serão ministradas palestras com os temas ‘Doenças Infectocontagiosas’; ‘Segurança do Trabalho- Estresse x Relacionamento’; Liderança + Cooperativismo’; ‘Tabagismo, Alcoolismo x Câncer’; ‘Segurança do Trabalho’; ‘Comissão I.P. Acidentes’; ‘Dependência Química’; ‘DST/Aids’; ‘Centro de Referência e Saúde do Trabalhador (CEREST) e Acidentes do Trabalho’; ‘Primeiros Socorros’; ‘Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)’; ‘Como Capturar Larvas de Mosquito’ e ‘Prevenção e Combate à Princípio de Incêndio’. Na oportunidade, os convidados participarão de gincanas e haverá sorteio de brindes.
Palestrantes- Já estão confirmados para ministrar as palestras, Dr. José Sampaio Rodrigues; Renivaldo Ferreira Lima; Valdeci Soranzo; Luiz Carlos de Andrade; Dennis A.L. Moliterno; Severino Eleno Mendonça Correia; Lídia Creusa Gomes Costa; Dr. Juan José Comelli; 3º Sargento da Polícia Militar, Clovis Silva Ramos Filho e Jacinto de Souza.
Para o presidente da CIPA, Jacinto de Souza, a Semana é muito importante para que os funcionários tenham um conhecimento mais aprofundado sobre o tema e para que os mesmos saibam mais sobre a prevenção de acidentes e a legislação da CIPA. “Com a qualificação, todos ganham: empresa e funcionários. O aprimoramento profissional faz com que os serviços desempenhados se tornem mais qualificados. Assim, os trabalhadores realizam sua função com mais segurança. Segurança é Bom para Todos”.
O presidente da Cursan, José Carlos Ribeiro dos Santos diz que o mais importante no curso é que todos os funcionários saiam da SIPAT sabendo sobre tudo o que vai ser informado. “É com iniciativas como esta, com a participação de todos e incentivo, que a qualidade dos cerca de 300 funcionários da Cursan vai melhorar a cada instante. Não só a qualidade, mas a produtividade também aumenta, pois os funcionários vão saber que estão trabalhando sem riscos e em segurança. Queremos e estamos sempre dentro das leis. A segurança no trabalho não é só importante para mim, que sou presidente, mas para todos que dirigem nossa empresa e aos que querem a transparência e sua segurança. A prevenção de acidentes é primordial em qualquer empresa. Prevenir é o melhor remédio e fazemos de tudo para que esse lema seja implantado dentro do local de trabalho e em outros que nossos funcionários atuam. O aprimoramento dos funcionários é sempre o nosso lema”.
CIPA- Regida pela Lei nº 6.514 de 22/12/77 e regulamentada pela NR-5 do Ministério do Trabalho, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA foi aprovada pela portaria nº 3.214 de 08/06/76, publicada no D.O.U. de 29/12/94 e modificada em 15/02/95. A CIPA é uma comissão composta por representantes do empregador e dos empregados, e tem como missão a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores e todos aqueles que interagem com a empresa.
A SIPAT conta com o apoio da Tecnoplaca Comunicação Visual Ltda; Zenika Comercial de Equipamentos de Segurança Ltda; Locaminas Comércio de Ferragens Ltda; Sindilimpeza; Sindicato da Construção Civil da Baixada Santista; Cre-Art Pinturas Ltda; Granville Equipamentos de Segurança Ltda e Dafer Comercial Ltda.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cursan
Texto: Melissa Caldeira - MTb 34419

Nenhum comentário: