quinta-feira, janeiro 07, 2010

AÇÕES PREVENTIVAS QUE SALVAM

AÇÕES COMO ESSA NA BAIXA FRIA TEM TODO ANO COM PARCOS RECURSOS GOVERNAMENTAIS  E OPERAM SILENCIOSAS COMO É A SEGURANÇA DO TRABALHO.(HÁ VÁRIAS AÇÕES EM VÁRIAS ÁREAS DE RISCO DA CIDADE EM QUE OS PROFISSIONAIS ABAIXO ATUAM DEDICADAMENTE,MAS A MÍDIA IGNORA)






Defesa Civil Itinerante realiza ações em Baixa Fria


28 de julho de 2009

Os cerca de três mil moradores da Baixa Fria, comunidade situada no bairro de São Marcos, serão beneficiados com serviços de limpeza de ruas, retirada de lixo e entulho das encostas, capinação, desobstrução de esgotos e bocas-de-lobo, além de palestras sobre educação ambiental e oficinas com a participação de jovens e crianças. As ações serão desenvolvidas pela Defesa Civil Itinerante, que permanecerá no local hoje (dia 28) e amanhã (dia 29), durante os dois turnos, e se destinam a prevenir acidentes durante a chuva, além de combater doenças como a dengue e a leptospirose.



A Baixa Fria é cercada de encostas e baixadas, o que torna a área sujeita ao mesmo tempo a alagamentos e deslizamentos de terra em épocas de chuva, situação agravada pela presença do Rio Trobogy, que costuma transbordar. “Mas se as pessoas colaborassem e não jogassem tanto lixo na via pública, a situação poderia melhorar”, desabafa Maria de Lourdes das Virgens, integrante da Associação Beneficente Recreativa Carente das Comunidades de São Marcos e Adjacências. “Até no rio jogam tudo o que se pode imaginar”, lamenta.



A esperança da líder comunitária é de que as palestras dos técnicos da DCI convençam as pessoas sobre os variados transtornos que esse mau hábito pode causar. “Nós ficamos com medo da dengue, da leptospirose e, claro, de acidentes como deslizamentos de terra, desabamentos e a invasão de água nas casas”, explica. Da mesma opinião, o também membro da entidade, Valdomiro Pires de Amorim, considera a limpeza como uma das prioridades. “O lixo é nossa maior preocupação. A comunidade precisa se conscientizar”, reconhece.



Se depender do desempenho dos técnicos da Defesa Civil, um grande passo será dado para minorar os problemas apontados pelos representantes dos moradores. Aliado à remoção do lixo e entulho, a comunidade aprenderá como aproveitar materiais descartáveis, a exemplo de plástico, papelão e garrafas pet, que serão utilizados, dentre outros, na confecção de objetos decorativos e brinquedos. Para reforçar, as palestras orientam sobre as formas corretas de acondicionamento e descarte do lixo, ocasião em que são distribuídos folhetos e cartilhas educativas, onde constam as orientações.



A Defesa Civil Itinerante já percorreu as comunidades de Três Mangueiras (Canabrava), Antonio Teixeira (Periperi), Padre Ugo (Canabrava), Beira Dique (São Caetano), Novo Horizonte (Sussuarana), Vila Mar (Sete de Abril), Vila Picasso (São Caetano), Novos Unidos (Periperi), Bosque Real (Sete de Abril), Baixa de Santa Rita (Pau da Lima) e Baixa da Paz (Sussuarana). Vila Tiradentes (São Caetano) será a próxima área a receber a visita da DCI, programada para os dias 5 e 6 de agosto.



As ações da DCI são realizadas com a participação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal da Saúde, Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), Superintendência de Conservação de Obras Públicas do Salvador (Sucop), Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), Sistema Integrado de Atendimento Regional (Siga), Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), além da Embasa, Coelba, Corpo de Bombeiros e a Superintendência de Telecomunicações da Secretaria de Segurança Pública.




A BAIXA FRIA É DELIMITADA PELO ATERRO SANITÁRIO DE SALVADOR,HOSPITAL SÃO RAFAEL,VIA REGIONAL E ESTÁDIO MANOEL BARRADAS(BARRADÃO - DO E.C.VITÓRIA). FICA NAS IMEDIAÇÕES DA ESTRADA VELHA DO AEROPORTO(EVA),CANABRAVA,NOVA BRASÍLIA E NOVO MAROTINHO.

LOCAL DE PERICULOSIDADE SOCIAL ELEVADA E CERCADA OBVIAMENTE DE MUITAS PESSOAS HONESTAS,MUITAS DAS QUAIS MORAM HÁ MAIS DE 20 LÁ,FAZ PARTE DE UM QUADRO QUE A POPULAÇÃO IGNORA OU DESCONHECE E QUE INFELIZMENTE SÓ É LEMBRADA NAS CHUVAS FACE AOS DESLIZAMENTOS DE TERRA E ALAGAMENTOS.

GRAÇAS ÀS AÇÕES COMO ESSA ACIMA DA CODESAL,PREVENTIVAMENTE TODO ANO ANTES DAS CHUVAS E CORRETIVAMENTE DURANTE E DEPOIS DAS MESMAS,MUITAS TRAGÉDIAS SÃO EVITADAS POR ENGENHEIROS E ASSISTENTES SOCIAIS QUE LÁ ATUAM COM A COLABORAÇÃO DA COMUNIDADE E LIDERANÇAS LOCAIS.


Nenhum comentário: