sábado, fevereiro 06, 2010

PREPAREM OS OUVIDOS,A MEGAFESTA VAI COMEÇAR!


Por Manoel Trajano*

A 5 dias da maior festa de rua do mundo, onde milhares de turistas se juntam a população local para cantar, dançar, pular, rebolar ao som de "rebolation", "balaio", "vale-night","base do beijo" entre outras pérolas que nos deixa saudosistas dos melhores carnavais de 20 anos para trás, não apenas os instrumentos vão sendo afinados e os ensaios vendem a um público ávido de fugas de sua realidade em nome da curtição irrestrita e desvairada, efêmera e incondicional, a despeito das dificuldades financeiras de todo ano a exceção da elite egoísta que finge ou ignora que os problemas sociais do país existam,tais como falta de saúde,educação,segurança pública e transportes ao que nos faz lembrar Chico Buarque na canção "Vai Passar" ( http://letrasquemarcam.blogspot.com/2010/02/nao-se-iluda-com-o-carnavale-maquina.html ).

Ao contrário do que muitos pensam,principalmente artistas da axé music e empresários locais, qualidade de som nada tem a ver com volume que cientificamente está ligado a uma ciência chamada Ruído,que também nao quer dizer barulho, a não ser que se torne destoante,desarmônico(grande maioria de nossos sons locais) que ao contrário da música mais perfeita do mundo - a clássica - tem-se nesse confrontamento um grande abismo do que se chama bom som e que não se trata de "gosto musical" que alguns pensam. A coisa é tão séria que durante um Seminário sobre Poluição Sonora um médico otorrinolaringologista chegou a relatar que um cidadão no meio da folia ao ser perguntado se ele saberia dizer o que era decibel(dB)o mesmo afirmou se tratar de ser uma evocação do vocalista de uma famosa banda baiana. Decibel significa a decima parte de 1 Bell(homenagem esta a Alexsander Graham Bell,inventor do telefone).

Pela legilação municipal, disponivel na SUCOM (http://sucom.ba.govr.br/) o limite permitido de um Trio Elétrico quando medido atraves do decibelímetro nas Bandas A e C o máximo valor admissível para saúde humana a uma distancia aproximada de 3 m é de 108 dB. Para se ter uma idéia desse índice sonoro,duas pessoas conversando gira em torno de 60 dB e o máximo permitido sem proteçao auricular(do ouvido) para 8h de trabalho é de 85 dB,quando o trabalhador está exposto a máquinas,motores,etc(Vide NR-15 da Portaria 3214/78 do MTE no site http://www.mte.gov.br/ Ministério do Trabalho e Emprego),ou seja todos que trabalham em cima e ao lado do trio elétrico,alem do motorista claro,devem usar pelo menos protetor auricular de inserção(plug) para atenuar esse volume em aproximadamente uns 20 dB ou mais,a depender do correto uso). Na minha ótica,deveria ser protetor de concha mesmo com maior poder de atenuação(30 dB).

Mas,e quanto ao folião associado que tá lá bebendo refrigerante,água,cerveja,alcoolizado as vezes mesmo drogado,beijando,abraçando esquecendo do mundo. Salvador faz jus ao fato de ser a cidade mais barulhenta da América Latina e uma das mais do mundo. E no Carnaval é que se mostra toda a sua força em nome de um marketing inconsequente em que a saúde da população é colocada de lado em nome da venda de marcas,produtos,enfim consumismo. Não se respeita o fato de que o som alto leva a zumbido permanente e transtornos psíquicos a depender de sua excessiva exposição e o que é pior,alguns artistas irresponsaveis bem conhecidos do público ainda colocam o fiscal em situação de risco,passível de agressão quando o expõe de cima do trio que "estao mandando abaixar o volume". A SUCOM varias vezes notifica mas nada é feito pelos administradores de bloco e trios elétricos.

Nos 60 anos do Trio Elétrico que os mais modernos que implementam tanta tecnologia inovadora,veiculos de milhoes de reais e altamente potentes dêem neste ano um presente a população,principalmente àquela que está fora do circuito principal: Respeito a Saúde dos Ouvidos e da Mente!

*Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho

Nenhum comentário: