sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Elevador de ministérios cai em Brasília e deixa seis feridos


Fonte: Portal da Metrópole e Correio Braziliense | 26/02/2010 18h05 | Brasil

 

O elevador caiu quatro andares; vítimas passam por exames no Hospital de Base do DF


Tamanho da letra Aumentar FonteDiminuir Fonte
Elevador de ministérios cai em Brasília e deixa seis feridos

Um elevador despencou nesta sexta-feira (26) à tarde do segundo andar do prédio do Ministério do Esporte, cujo titular é o baiano Orlando Silva. O prédio fica na Esplanada dos Ministérios.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o elevador caiu quatro andares, desde o segundo pavimento até o primeiro subsolo. As seis pessoas que estavam no local, entre elas uma criança de colo, foram levadas ao Hospital de Base do Distrito Federal.

As vítimas estão conscientes e passam por exames. O bebê estava no colo do pai e, aparentemente, não sofreu nenhuma lesão, segundo familiares, mas está bastante assustado. Ele é filho de um casal indígena que pretendia ir à Secretaria de Igualdade Racial, no 9º andar do prédio.

Uma funcionária do Ministério do Esporte, que não teve a identidade divulgada, também ocupava o elevador. Ainda não há informações sobre as outras vítimas socorridas pelos bombeiros.

Problemas constantes - Desde que foram trocados, em dezembro do ano passado, os quatro elevadores da entrada principal do prédio do Ministério do Esporte são o principal motivo de reclamação dos funcionários que lá transitam todos os dias. Em vez da prometida modernização, os usuários enfrentam falhas e lentidão.

"Eles dão problema pelo menos cinco vezes por dia. Não param no lugar certo e muitas pessoas já ficaram presas", reclamou um servidor que preferiu não ser identificado.

Segundo os brigadistas do prédio, os equipamentos possuem capacidade para 12 pessoas. Eles foram instalados pela empresa AMG Inteligência e Elevadores.

O gerente comercial da empresa, Edmilson Rodrigues, disse que vai aguardar o laudo da perícia do Corpo de Bombeiros para se pronunciar. Segundo ele, há cerca de 600 elevadores modernizados pela AMG em Brasília e é a primeira vez que ocorre um incidente deste tipo.

"O piso do elevador ficou intacto. É uma prova de que os itens de segurança funcionaram, como o freio do equipamento", argumentou. "Isso não é normal, mas, graças a Deus, ninguém se feriu gravemente", completou Rodrigues.

Condomínio - O prédio possui nove andares e, além de ser a sede do Ministério do Esporte, abriga parte da Secretaria de Comunicação da Presidência (5º e 6º andares) e da Secretaria de Igualdade Racial (9º andar). Segundo a assessoria de imprensa do ministério, há um síndico responsável pelo condomínio, mas ele não compareceu nesta sexta-feira por problemas de saúde.

Os bombeiros interditaram dois dos quatro elevadores de uso geral. Apesar de os outros dois estarem funcionando, os frequentadores do prédio estão preferindo usar as escadas, por medo de um novo acidente.

 

 

Veja mais em Segurança em Elevadores no nosso site colocando em "pesquisar neste blog" http://trajanoengseg.blogspot.com .

Nenhum comentário: