quarta-feira, julho 25, 2012

O QUE ACONTECE COM O SISTEMA DE FERRY BOAT BAIANO?

Por Manoel Trajano


"Ô marinheiro,marinheiro
  Quem te ensinou a nadar?
  Ou foi o tombo do navio,
  Ou foi o balanço do mar?"
  ("Melô do Marinheiro" - Paralamas do Sucesso)









Sou daqueles que boa parte da infância foi curtida admirando as viagens contemplando a Baía de Todos os Santos admirando a Ilha de Itaparica ao se aproximar assim como Salvador, em especial o Farol da Barra na ponta, próximo de onde eu morava. Sentia minha residência mais de perto, a viagem se fazia mais curta, pelo menos psicologicamente. Lanche, sorvete, balanço de leve do mar, caravelas e águas vivas, botos, embarcações pequenas, cargueiros, tudo fazia parte do cenário.

No período de chuva se balançava um pouco mais, "jogava" bastante como dizíamos e dava um medinho, mas o atravessar a passarela, a fila rápida mais divertida na chegada ou saída de carro, a pé ou de carona em Bom Despacho ou Terminal São Joaquim era sempre divertida.

Nesta época, se chamava a empresa pública de CNB - Companhia de Navegação Baiana, órgão do estado que administrava o sistema ferry boat. Com o processo de privatiação, veio a COMAB - Companhia Maritima da Bahia e a decadência se iniciou mas ainda sim era suportável. A derrocada do sistema veio junto com três letras,TWB,ou melhor,ou pior,TWB Bahia. O sistema, mesmo com a chegada de novos ferrys, reforma de outros e aquisição de um bicombustivel diesel- GNV,alem dos Catamarãs tem sido nos ultimos 10 anos o pior momento das travessias da história do nosso ferry. Literalmente,virou um inferno.

Nunca "dantes" na história se soube aqui de catamarã a deriva no caminho de Morro de São Paulo levando passageiros ao desespero, ferrys que se chocam na chegada a Salvador contra a barreiras de segurança dando susto nas pessoas, pessoas que ficam livremente e soltas na área do convés onde deveriam ficar apenas veiculos e o pior de tudo,os intermináveis atrasos de horas a fio,principalmente em feriados prolongados, a despeito do obsoleto sistema de hora marcada. A pergunta que não se quer calar é: "qual o interesse do estado em tanta omissão e falta de firmeza contra a empresa que ele fiscaliza através da AGERBA?" ou seria o caso de uma reestatização? Fala-se em ponte Salvador-Itaparica! Não precisamos de ponte.Precisamos de respeito, segurança, confiabilidade no sistema! Quem está ganhando com isso?Porque com certeza a população só faz perder! O que está-se esperando? Uma tragédia? 7 horas para se fazer uma travessia, contando desde a chegada na fila de carro até chegar do outro lado! Isso não existe! Ferrys que vivem quebrados! Sucateados!

Serviços internos de péssima qualidade, sem briefing de segurança. Ainda se caem veiculos na água, mesmo que raramente,nos dias de hoje e há quem morra afogado porque não conseguiu sair de dentro do veiculo.Cadê o socorro?Para que serve a tripulação?Têm treinamento? São tantas reclamações e nada é feito de efetivo! Estado que sediará Copa do Mundo e que desrespeita população de Salvador,da Ilha de Itaparica, turistas,comerciantes,viajantes em geral e pensa só em obras novas que tecnicamente não resolvem absolutamente nada,como exemplo Rótula do Abacaxi e Rótula do Aeroporto(as rótulas saíram e ficou o abacaxi e o aeroporto).Por trás, grandes empreendimentos beneficiados,basta ver na redondeza o foi construído.Pensando no povo?Quanta demagogia!

Mas a população,esta enquanto não se organizar, não aprender a exigir mudanças sem parar trânsito em horário de pico,mas com inteligência,usando recursos como Ouvidoria do Estado,da AGERBA e Ministério Público, continuará a mercê destes safados que brincam com as pessoas sujando o nome da Engenharia com politicalha nojenta e demagoga fazendo tudo que eles condenavam na oposição, com promessas de campanha fajutas e confiando na falta de memória do povo. Não acrediem em obras novas e sim na correção das que já existem. Cadê o Metrô? Cadê a simples passarela do estadio de Pituaçu a conta gotas sendo montada! Cadê o investimento em recursos e tecnologia para o Corpo de Bombeiros do estado? Cadê o fim da greve de 105 dias dos professores?Dinheiro para propaganda na TV e rádio tem! Isso é obrigação fazer,não se precisa divulgar na midia! Tantos mamam e muitos são sugados!

"Chama o síndico,Tim Maia!"

Nenhum comentário: