sexta-feira, agosto 26, 2011

Serviço de utilidade pública - risco de incêndio





Vejam também as fotos em anexo...

No feriado passado houve um princípio de incêndio em um apto no meu prédio (4 andares abaixo do meu), felizmente percebido a tempo pelos vizinhos (mesmo sendo no início, foram necessários 9 extintores para debelar o fogo).

Fica o alerta: o morador cometeu um erro que muitos fazem: deixou o notebook ligado, juntamente com vários outros equipamentos, sobre uma toalha de mesa revestida de plástico, com outros materiais inflamáveis próximo, ou seja, armou uma bomba relógio e saiu.
O carregador deve ter esquentado, o calor transferido à toalha de mesa e como não tinha ninguém em casa, começou o fogo. Os bombeiros, que só chegaram depois de tudo apagado, disseram que se o fogo tivesse se alastrado não teriam muito o que fazer devido à altura (obs: moro no 17º andar).

Então, cuidado com carregadores em geral (notebook, celulares, etc...) que por natureza dissipam calor quando estão em uso... evitem deixá-los ligados durante a ausência de casa ou do trabalho, e caso seja imprescindível, deixem sobre superfícies náo inflamáveis (bancadas de pedra ou até sobre o piso cerâmico, sem nada que possa propagar fogo por perto)... deixar carregando em cima da cama então, como tem gente que gosta de fazer, nem pensar.... tem coisas que a gente pensa que nunca vai acontecer com a gente mas.... acontece...




4 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado, eu sou o autor desta mensagem de alerta... moro em Aracaju e aconteceu no meu antigo condomínio. Depois me falaram que várias pessoas estão divulgando a mensagem como de suas autorias...
De qualquer modo, vale a pena como alerta, objetivo principal de meu texto original.
Gervásio Matumoto

Manoel Trajano - www.twitter.com/manoeltrajano disse...

Prezado Gervázio,
A mensagem me foi enviada SEM AUTORIA.Como vi que fazia sentido o alerta postei como recebi.Se o Sr.tiver evidência de que a autoria é sua,posso mantê-la inserindo seu nome ou removê-la caso queira.

Sds,

Trajano

Gervasio Matumoto disse...

Bom, além da minha afirmação que o e-mail original é meu, posso passar alguns dados: o fato ocorreu no condomínio onde eu residia: Condomínio Jouberto Uchoa, Ed. Marilda, na cidade de Aracaju/SE, em Junho do ano passado(na véspera do feriado de S.Joao). Se quiser, posso passar o telefone de lá e qualquer funcionário ou mesmo o síndico pode confirmar. Eu morava no 17º andar (apto 1704) e o incendio ocorreu no 13º. Eu mesmo tirei as fotos e tenho as originais, duvido que alguém que tenha simplesmente repassassado as tenha, já que na internet ocorre a redução no tamanho da mesma. Além disso eu tenho outras fotos que não foram sequer divulgadas. Qquer dúvida meu e-mail é: gm2006xx@yahoo.com.br

Manoel Trajano - www.twitter.com/manoeltrajano disse...

Sr.Gervazio,

Obrigado pelo esclarecimento,visita e participação.

Sds,

Trajano