terça-feira, agosto 23, 2011

CUIDADO COM ANIMAIS NA PISTA (II)

(O primeiro artigo está no link: http://segurancadotrabalhoedavida.blogspot.com/2009/08/cuidado-com-animais-na-pista.html)
Por Manoel Trajano
Engenheiro Civil,de Segurança do Trabalho e Gás Natural


Qual foi minha surpresa hoje, vindo pela Avenida Juracy Magalhães Jr.,Rio Vermelho em Salvador-Bahia e vi mais uma daquelas cenas inusitadas para não dizer perigosas. Um dois cavalos a margem do rio Camurugipe, nesta Avenida de Vale, sendo removidos por dois agentes da Transalvador sob a escolta da Polícia Militar da Bahia. Num trecho que não tinha semáforo fomos obrigados a parar para ver a banda passar,ou melhor o equinos que foram abandonados por seus donos a própria sorte,com risco de morrerem atropelados e matarem algum condutor no impacto que poderiam causar. Parece uma cena rara, mas não é. É cada vez mais comum verem-se cavalos próximo daquela região do Vale das Pedrinhas serem vistos nas margens da pista e assustando quem passa pelo risco que oferecem aos condutores e pedestres no local.

Recentemente um veado fugiu do zoológico após a queda de um muro no Alto de Ondina. Os bichos estão soltos e não se surpreenda se você deparar-se com um deles. Mantenha a calma, acione a Policia Militar (190) ou Corpo de Bombeiros(193) ou se tiver na pista a própria Transalvador (118 - telefone este não gratuito. Já tentei ligar sem crédito no celular e não consegui). Não só os bichos exóticos,irracionais,selvagens ou não mas o bicho homem também seja por bandidos que sequestram ou atiram nas avenidas de vale a plena luz do dia.

Achei exagero quando falavam que a cidade estava abandonada,agora mais não,acredito literalmente. Ou será que é um remake ao vivo em forma de reality show do filme "A Volta do Todo Poderoso" em que eles estão de passagem procurando a Arca de Noé,pois vem aí um grande dilúvio? As barragens mais próximas estão longe e pelo que eu saiba são seguras! Ou será uma nova onde de pagode ou axé music que vem por aí? Não. Deve ser o Metrô anuncinando sua conclusão! Temos que rir um pouco para não chorar. Salvador nunca esteve tão a deriva. Este deve ser o dilúvio. Estamos em mar aberto de problema cotidianos que poderiam ser simplesmente resolvidos com ética, governança,liderança,comprometimento,política justa,segurança (ainda estamos de luto pelos 9 operários que morreram na queda do elevador na obra) e responsabilidade social.

Os bichos estão soltos!

Nenhum comentário: