segunda-feira, agosto 15, 2011

CHUCK: BRINQUEDO ASSASSINO!





















NOTÍCIA DA VEZ:




Por Manoel Trajano
Engenheiro Civil,de Segurança do Trabalho e de Gás Natural

Não. Não é um filme. É o puro terror ao vivo e a cores que ceifa vida de pessoas inocentes, sejam elas jovens,adultos,idosos,crianças, quando não,ferem gravemente e deixam sequelas psicológicas permanentes. Estou falando de brinquedos públicos, que deveriam fazer a alegria de pessoas, famílias, movidos a algodão doce,maçã do amor, pirulito e muitas risadas. Mas o que se vê hoje são lágrimas, indignação, revolta e tristeza. Ouvir um pai dizer "minha princesa(...)ela só estava na fila comprando ingresso..." . As leis da física muitas vezes são cruéis. Brinquedos giram,giram a uma velocidade que proporcionam uma força centrífuga que tensiona o que deveria segurá-los. O eixo maldito enferrujado, folgado, quebrado, deformado,esquecido pela falta de uma manutenção cruel e assassina, sob os olhos de um poder público municipal que deveria cuidar daqueles que pagam seu IPTU suado e ainda pagam a entrada num lugar que deveria ser apenas para ser feliz.

O que aconteceu com a jovem de 17 anos que foi atropelada fatalmente por um veículo de mentira mas com poder de destruição verdadeiro e que feriu mais 5 pessoas não é novidade no Brasil. De Norte a Sul, de Oeste a Leste sempre acontecem acidentes com brinquedos como roda gigante(quando não arrancam o couro cabeludo preso por falta de orientação ao usuário,quebram,caem,despencam); montanhas russas no exterior que ficam paradas no meio do caminho fazendo dos seres humanos morcegos(neurologistas estimam em 3 h capacidade de suporte do cérebro nestas condições); pula-pula que murcha quando falta energia elétrica(há ainda aqueles que dispensam geradores,acredite).Do mais grave ao mais ameno,tudo assusta.

Nunca gostei de brinquedos radicais que nos fazem de cobaias de experimentos físicos em grande escala. Tem gente que gosta e eu respeito. Em nenhum momento quero fazer campanha contra os parques. O que eu quero é respeito dos fabricantes,respeito dos administradores dos parques,respeito das prefeituras que fiscalizem seriamente investindo e capacitando funcionários (E que acabem com essa desculpa que não deu autorização como nesse caso.Se não deu,embargue,proiba,puna,um pai perdeu uma filha....). Citei o caso do exterior para mostrar que pode acontecer no Japão,na Europa,nos EUA,mas no Brasil é muito acidente em pouco tempo e a grande maioria banal. Não se investe em prevenção neste país nem em brinquedos!Aliás devem achar que brinquedo não mata, mas Chuck habita em cada um deles esperando nossa invigilância, nossa negligência e irresponsabilidade. Que me desculpem, mas eu não vou em parque em Salvador,no interior,em lugar nenhum.E vou educar meu filho com formas mais sadias e seguras. É inadmissível uma Prefeitura dizer que não tinha autorização o parque! Experimente montar um parque em sua cidade, no centro e logo verás uma fiscalização atuando e mandando parar. Isso tem cheiro de propina, de malandragem e beneficiamento de gente que ganha por baixo com isso! Desculpem o desabafo mas estou indignado,mas como diz a música do Skank"a nossa indignação é mosca sem asas,não ultrapassa a janela de nossas casas". Um palco cai em Indiananápolis pela força do vento e pelo erro humano. Mesmo em se tratando de um país muito mais evoluído do que o nosso,é trágico,é lamentável.Mas no Brasil,mesmo após o Tenente Coronel do Ar dizer ontem que o espaço aéreo brasileiro é seguro, ainda estou com medo dos "pontos negros" do nosso céu.

Espero que esta manifestação nos faça refletir a questionar, exigir, impor nossa importância enquanto seres vivos ao adentrar um parque deste. Exigir certificados, comprovação de experiência no assunto e qualificação de profissionais. Exigir a existência de profissionais de Segurança do Trabalho como Engenheiros e Técnicos, que tenham apoio médico em caso de emergência, dispositivos de segurança como paradas em caso de anormalidade,salvaguardas como grades,telas,cabos de aço de emergência e sobressalentes. A vida é para ser respeitada, a vida não é brincadeira, mas podemos brincar de vez em quando com respeito,saúde e segurança.











NOTÍCIAS RECENTES DE ACIDENTES:
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/04/trava-de-brinquedo-soltou-diz-jovem-sobre-acidente-no-playcenter.html





Nenhum comentário: