terça-feira, maio 12, 2009

SUGESTÃO DE TEMAS PARA DDS E DSMS NA


- Direção Defensiva na Chuva, focando questões como Aquaplanagem, Visibilidade nos retrovisores e cuidado na mudança de faixa,O que fazer se for surpreendido em alagamentos,evitar passar por poças inclusive para nao banhar o pedestre(multa tambem),cuidado nas ladeiras,condição de pneus e freios,quando utilizar pisca-alerta e luz alta,etc.;

- PPP - Importancia,Direito,Responsabilidades,Quem faz e Objetivo. Interssa a toda força de trabalho;

- Segurança em Elevadores - Legislação e Normas Tecnicas. Resgate.Quem faz e quem pode ser capacitado a fazer;

- Falando ao telefone celular para pedestres nas vias públicas e shoppings. Risco de colisão,roubo e acidentes em geral.Beneficios e Maleficios do celular pela ótica da segurança;

- Noções Básicas de Ergonomia para a força de Trabalho - Visão da Segurança do Trabalho - Postura e Recursos - Importancia e Realidade hoje;

- Noções básicas de utilização de Extintores de Incendio / Combate a incendio;

- Segurança em eletricidade - pequenas tensões (riscos no escritório,em casa,na rua) - Eletricidade Estática;

- Importancia do MANUAL DE INSTRUÇÕES prevenindo acidentes. Implantação de Cultura;

- Alcoolismo - como impacto para colegas,familiares e amigos,sociedade em geral e custos aos cofres públicos, e nao somente o dependente;

- Sequestro (Relâmpago e Duradouro)- Cuidados que devem ser adotados, Prevenção, Atitudes visando evitar consequencias físcas,psicológicas,perda da produtividade e levando a acidentes;

- Fatores invisíveis por trás do DESVIO,DO INCIDENTE e do ACIDENTE: Fatores pessoais em casa,na sáude nao revelados ou diagnosticados na Saude Ocupacional,problemas juridicos,etc;

- Segurança no Lar para a força de trabalho,enfoque tambem para Crianças e Idosos;

- Acessibilidade aos Portadores de Necessidades Especiais.Entre outros...

2 comentários:

orlando rodrigues disse...

olá gente.
gostei da sugestão do dds.
eu como técnico de segurança de uma mineradora, gostaria se possível me enviassem temas com os da sugestão para eu ministrar na empresa mineração lagoa seca , em belo horizonte.
atenciosamente.
orlando rodrigues
email; orlando.rodrigues@gruponitas.com

Unknown disse...

ola gente, boa noite
adorei essas sugestoes, mas tambem feito meu colega orlando, queria pedir sugestoes para DDS em usinas de cana de acucar, pois estagio la como tec de segurança,e to um pouco perdido, pois to sme um tec. p me auxiliar e so sou eu nesse barco. por isso que gostaria de ua ajuda de voces, para me auxiliarem nessa minha jornada.
desde ja agradeço e espero um contato ou retorno pelo meu email

josuelfera@yahoo.com.br