quinta-feira, maio 28, 2009

Obras na Chuva

É impressionante como aqui em Salvador se adora fazer obra na chuva. A despeito de conhecimento técnico e tecnologia expostos exaustivamente em Workshops,Feiras de Construção,Revistas Técnicas,Conhecimento Acadêmico os políticos com suas obras para chamar a atenção adoram colocar as boas práticas da Engenharia em segundo ou terceiro plano,ridicularizando-a e o que é pior,com a coninvência,letargia e até mesmo inoperância das autoridades fiscalizadoras como o município(amarrado aos agrados políticos) e ao Conselho da categoria dos profissionais que deveria estar prezando pela ética e pelo exercício da profissão e seus profissionais. Ano retrasado eu estava num taxi e debaixo de uma chuva torrencial acredite um preposto da Prefeitura.devidamente fardado e identificado estava pintando o meio de branco,ao que o taxista não resistiu e comentou"o Prefeito que manda pintar na chuva".
Agora, meu amigo Vinicius(http://viniciusfacitum.blogspot.com) me comenta sobre uma grande escavação que está sendo feita na Avenida Ademar de Barros no Canteiro Central, perto das estátuas das gordinhas(aliás há um tempo atrás o artista plástico havia dado uma entrevista afrimando que era uma homenagem as mulheres baianas,o que gerou certo furor nas mesmas). Escavação,senhores,não combina com chuva. É perda de dinheiro,tempo,produtividade e principalmente aumenta os riscos de acidentes para os empregados da terceirizada,quarteirizada,nao sei até onde. É impressionante como nosso país vive ainda no primitivismo da Segurança, com seus 42 bilhões de gastos em acidentes de trabalho,embora tenha um presidente que trabalhou no ABC paulista e se aposentou em carater especial por causa de um dedo mindinho(não desprezando a mutilação sofrida,mas ele não precisaria se encostar e usurpar de uma previdencia social já falida por essas e outras ações de encosto,poderia continuar trabalhando em outra função,mas isso é outro tema).
A questão que mais incomoda e dói nessa politicalha é que embora essas terceirizadas sejam regida por contratos de CLT - Consolidação das Leis do Trabalho,que obrigam o cumprimento das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalhador (NR) conforme Portaria 3214/78 do MTb,as fiscalizadoras empresas públicas(PREFEITURA,EMBASA,CONDER,etc) são regidas pelo Estatuto do Servidor e são,acredite,totalmente desobrigadas de cumprir as Normas acima,quanto mais se falar em ABNT e suas Normas Técnicas,estaremos xingando esse povo. Ja testemunhei Presidente de Empresa de Capital Misto(regida por CLT) tirar foto em cima de gasoduto há anos atrás(só usava o Capacete). Desta forma é alto o número de acidentes nestes que dependem do emprego desesperadamente e se submetem as esses riscos banais e desnecessários. Uma vergonha! Como se pode registrar acidentes nessas condições com fiscalização inexistente ou comprometida com os votos dos eleitores,sem respeito a vida humana?Só pode dar em subnotificação!
Isolamento de área,sinalização diurna e noturna,aterramento,uso de Equipamento de Proteção Individual para as empresas com obras de rua,tá brincando? Nao existe. Ainda tenha aquelas empresas gatinhas que abrem asfalto para passar seus cabos,destroem o pavimento e restauram de maneira armengada,deixando o ônus para a SUMAC já pobre de recursos financeiros e técnicos "tapar o buraco".Isso é falta de respeito com o cidadão,é falta de profissionalismo e descaso com a segurança.Isso é Salvador,Bahia,Brasil.
Passeando pela cidade vemos muitos exemplos do que aqui está sendo retratado,desabafado. Obras eleitoreiras que continuam abrindo e fechando depois de inauguarda,como a Avenida Centenário. Não se tem respeito e a moda agora é fechar canal. O prefeito quer fazer no bate-facho. Isso não é Engenharia,é política que contaria as tendencias mundiais,veja o exemplo de Seul que disciplinou o tráfego ao redor do canal e a água é cristalina.Cada caso é um caso,é só chamar os profissionais e esquecer a politicagem.

Nenhum comentário: