quinta-feira, maio 28, 2009

Mais um incêndio em Salvador em menos de dois meses

Fonte: A TARDE On line
O lounge do restaurante Salvador Dalí, no Rio Vermelho, ficou destruído após um incêndio na manhã desta quinta-feira, 28. De acordo com o responsável técnico do empreendimento, que não quis se identificar, um curto-circuito no ar-condicionado provocou as chamas. Esse mesmo funcionário disse ter chegado ao local por volta das 6h20, sendo surpreendido pelo excesso de fumaça que impedia o acesso ao restaurante.
Os bombeiros foram chamados e as chamas contidas. O espaço dizimado pelo fogo era utilizado para eventos e o restaurante que fica no segundo andar não sofreu danos. Tudo indica que voltará a funcionar no próximo sábado, de acordo com informações da gerente Mira Terranova. Ninguém ficou ferido e as chamas não chegaram a atingir imóveis vizinhos.
COMENTÁRIO DO AUTOR DO BLOG:
Lamentavelmente vamos mais uma vez comentar sobre o descaso com as questões de prevenção em Salvador e a inoperancia dos órgãos fiscalizadores municipais avidos pelos recursos de Documento de Arrecadação Municipal - DAM e Conselho ávido por ART - Anotação de Responsabilidade Técnica mas ausentes em monitoramento,controle e medidas corretivas, que não passam da emissão de Alvará de Construção e "Habite-se" muitas vezes amarrados no "Quem indica",apadrinhamento,propinoduto e carência de número de profissionais e salários dignos.Este é o sistema soterapolitano como tantos outros baianos e brasileiros.Isso é Brasil!
A perícia vai informar as causas do acidente(se for solicitado pelo proprietário),portanto não podemos explorar as causas possíveis de maneira técnica e embasada,mas de antemão percebe-se em vários restaurantes de Salvador ausência de condições de segurança mínimas tais como extintores de incêndio devidamente posicionados e em quantidades satisfatórias,como os agentes de extinção corretos (o dimensionamento é feito conforme Norma Técnica ABNT e regulamentados pela NR-23 e NR-26 da Portaria 3214/78 do Mtb). Não há saídas de Emergência e iluminação de Rotas de Fuga,sinalização em piso,nada! Tudo porque a estética está acima de tudo e os arquitetos,designer,decoradores e alguns engenheiros amarrados na ignorância e no descaso na ânsia de ganhar mais um dinheiro sem respeitar o cidadão,satisfazem as vontades do empreendedor ávido por lucro e resultados,imagem e status no mercado e na sociedade(como se prevenção fosse diminuir isso tudo,o investimento é 5 vezes menor do que o prejuizo que ele vai ter em caso de acidentes). Será que o prejuizo que esse restaurante teve seria mais caro ou igual ao que ele gastaria em Prevenção,com treinamentos,recursos,instalações?Estamos especulando mas é a realidade de Salvador e do Brasil.
O mesmo vale para as casas noturnas. Voce vai,se diverte,dança,bebe,brinca e se voce se dedicar a alguns minutos de observação verá que se houver um curto circuito,um principio de incendio,um estouro,vamos ter uma nova tragédia como a que teve na Arena essa semana em Barretos/SP que vitimou fatalmente 5 pessoas e feriu outras tantas(poderia ter sido pior). Até quando vamos encarar SEGURANÇA como gasto,custo,despesa e não um investimento na Segurança e Saúde? Quem não se lembra do incendio na boite em Belo Horizonte que matou varios jovens e feriu outros tantos,que nao tinha extintor de incendio(quanto mais sinalizaçao luminosa naquele ambiente escuro) e que as portas estavam trancadas na hora do pânico?O dono,acredite,era um advogado.
O assunto é vasto,triste,lamentável e não muda.Segurança tem que estar na grade escolar,com primeiros socorros,sexologia infanto-juventil e evangelização.
Agradeço mais uma vez a meu amigo Vinicius ( http://jornaldocidadao.wordpress.com/ )pela lembrança e confiança de comentar esses assuntos intermináveis....
Paz,luz e prevenção a todos os visitantes!

Nenhum comentário: