terça-feira, abril 21, 2009

SALVADOR - CHUVA E DESTRUIÇÃO - ATÉ QUANDO?


Um casarão desabou na manhã desta terça-feira, 21, por volta de 8h50, no Comércio. O imóvel, que estava abandonado, fica na rua Santos Dumond, nas proximidades de onde será construído o Hotel Hilton. Ninguém ficou ferido, já que com o feriado de Tiradentes não havia fluxo de pedestres na calçada, normalmente muito movimentada pelo grande número de lojas na região.As ruínas do casarão caíram na rua e pista está interditada. A opção de tráfego é fazer o retorno pela rua Visconde do Rosário. Curiosos se aglomeram no local e ainda não há representantes dos órgãos públicos na região.
ÁRVORES - Também nesta manhã, quatro árvores caíram na cidade. Na rua das Algarobas, no Caminho das Árvores, dois troncos atingiram três veículos, entre eles um Mercedes. Ninguém ficou ferido, mas os galhos estão no meio da pista, interditando o trânsito no sentido Alamedas das Espatódias. Também não foram vistos servidores dos órgãos da Prefeitura no local.Na madrugada, no Dique do Tororó, outra árvore tombou deixando duas pistas da região interditadas. A quarta árvore caiu no Campo Grande.
ALAGAMENTOS - Desde a 0h desta terça, 21, a Codesal registrou 98 ocorrências. Entre elas, 63 deslizamentos de terra, quatro desabamentos de imóvel e sete alagamentos de área. Os casos foram registrados na Pituba, Paripe, Imbuí, Santa Cruz, Pituaçu, Jardim Cruzeiro, Ondina, Tororó, São Gonçalo do Retiro, Campo Grande, Barra, Brotas, Piatá, Engenho Velho de Brotas, Comércio, Federação, Bom Juá, IAPI, Saboeiro, Cabula VI, Stiep e Itapuã. Uma das vias alagadas fica no Rio Vermelho próximo ao Largo da Mariquita. Apenas ônibus e caminhões conseguem passar no local. Um morador, de prenome Carlos, disse que a água invadiu o Bahia Parque Hotel e os carros ficaram boiando na água. De acordo com ele, o problema é recorrente quando chove. Condutores também enfrentam dificuldades nas vias do Ogunjá, ACM e Bonocô, que também estão alagadas. A chuva também provocou um buraco na Quintas dos Lázaros, na Baixa de Quintas.
Os motoristas devem redobrar a atenção no trânsito durante todo o dia, já que o sol não deve aparecer neste feriado de Tiradentes. A previsão é de céu nublado, pancadas de chuva e trovoadas. O mau tempo deve continuar pelo menos até quinta, 23. A temperatura na capital baiana varia entre 20º e 27º C. De 1º de abril até esta terça o índice pluviométrico registrado em Salvador foi de 249 mm. Se as chuvas continuarem com a mesma intensidade, a previsão de 362 mm para o mês será superada, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Você tem enfrentado problemas com a chuva em Salvador? Mande fotos e vídeos e conte sua experiência.
COMENTÁRIO DO AUTOR DO BLOG:
Quem tem acompanhado nossas ppstagens tem notado que estes são problemas crônicos em Salvador e em outras metrópoles brasileiras,mas o que nos deixa indignados é que entra prefeito,sai prefeito os problemas continuam os mesmos,não se fazem obras realmente eficientes e necesssárias a não ser as eleitoreiras, cuja politicalha está acima das boas práticas da Engenharia(projetos e obras),viadutos feitos por partes, metrô que nunca acaba, casarões que sempre caem(parcial ou totalmente) confirmando o que escrevi recentemente sobre as relaçoes entre as instituições. Recentemente, vi uma das (poucas) e boas ações do atual prefeito ao mudar os nomes da SET e da STP para unifica-las em TRANSALVADOR,pois sejamos sensatos,nunca houve nem se praticou e nao existe Engenharia de Tráfego em Salvador(a Engenharia Civil agradece por deixar de ser humilhada). Um bando de agentes concursados e sem preparo que aumenta o caos na cidade(ganhando pouco tambem) que nao tem culpa por precisarem do emprego e se submetem a fazer o que nao sabem para pagar as contas de casa.É uma questão mais social. A SET deixa de ser piada ao deixar de existir(o povo ja chamava de Secretaria de Engarrafamento de Trânsito). Melhor assim prefeito. Salvador ta com excesso de veiculos,financiados a perder de vista,sejam novos e velhos e para completar o presidente reduz o IPI de carros de passeio e motos de ate 150 cc com preocupações economicas e trabalhistas e se esquece do impacto que aumentará o caos no Transito por nao termos obras eficientes e eficazes para melhorar o transito soterapolitano. Idéias tem sim mas como dependemos de vontade e interesses politicos...explica-se o quadro atual,repugnante. Mas voltando aos prejuizos da chuva na capital baiana,nao podemos esquecer a falta de investimento na educaçao da população geral(nao sao os pobres apenas que por falta de esclarecimento cometem os absurdos, mas tambem os ricos e a classe média que trazem prejuizo ao meio ambiente e entopem as redes pluviais e sanitárias). Educação sim porque nao adianta colcocar redes de esgoto de 3 m de diamentro como os interceptores oceanicos, tubulações de PVC de 150mm, 300 mmm se o povo continua colocando sacos de lixo,animais mortos até fetos frutos de aborto na rede coletora. Quando entope retorna tudo para a população sob forma de alagamentos e enchentes,é cíclico. Falta manutenção tambem com limpeza das redes coletoras,pois o quadro de funcionarios e recursos são insuficientes e carecem de investimento,inclusive com salários dignos(empresas estatais são desobrigadas de respeitar pisos salariais e chega a ser vergonhoso,como ser motivado desse jeito?)
Deslizamentos e Escorregamentos de terra tambem são críticos associados a questões sociais por falta de ordenamento do uso do solo, explosão demográfica, exôdo rural em direção a capital e principalmente vícios e resistencias da população que se recusa a se mudar em nome de uma possivel estabilização no terreno,que veio herdado e outros motivos. Projetos sociais e trabalho esxistem,realizados por Asssistentes Sociais e Sociologos,portanto falta vontade e interesse politicos... As quedas de árvores ja citei aqui que é consequencia da ausencia de manutençao e cuidados preventivos e cai de novo na questão do sistema público falido,que paga mal,nao investe em treinamentos e programas de ambiencia motivacionais.
Para encerrar o comentário de hoje gostaria de parabenizar aos ex-colegas e hoje amigos da Defesa Civil de Salvador(CODESAL) e Corpo de Bombeiros que trabalham como heróis,superando os obstáculos diários da falta de salário digno,recursos necessários e ainda assim são criticados injustamente pela populaçao ignorante(ricos e pobres) que nao sabe dos bastidores e principalmente conviver com a ideia expressa de gestores publicos de que Prevenção,Segurança,Emergencia são gastos,despesas e não investimentos. Falta tudo! Falta água,mangueira intacta,pessoal,apoio e principalmente,reconhecimento. Nesta terra de Carnaval e Praia,quem tem valor é cantor de axé music,pagodeiro e jogadores de futebol. Quem trabalha e sua diairiamente como motoristas,médicos de emergencia,engenheiros,assistentes sociais,garis,fiscais de serviço público entre outros são os que menos tem valor porque trabalhar nos bastidores nao se vê assim como obras de esgotamento sanitários,redes pluviais e investimento preventivo que nao dao votos nas proximas eleições.

Nenhum comentário: